Criado pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), o Programa Cidades Intermediadoras pretende descentralizar o crescimento econômico no país e atuará em todo o Nordeste. No Piauí, 11 cidades foram selecionadas para participar do programa.
LEIA TAMBÉM
Além do Piauí, serão contemplados 13 municípios de Alagoas, 10 da Bahia, 7 do Ceará, 15 do Maranhão, 12 da Paraíba, 13 de Pernambuco, 17 do Rio Grande do Norte e 14 de Sergipe.
De acordo com Danilo Campelo, coordenador-geral de Cooperação e Articulação de Políticas da Sudene, o programa surge como estratégia do MIDR, no âmbito da Política Nacional de Desenvolvimento Regional (PNDR), que pretende descentralizar o crescimento.
“A ideia é que a gente consiga, a partir de núcleos - no caso, conjuntos de municípios - encontrar potenciais e potencializar aquele núcleo como um todo, fazendo com que ele cresça de maneira ordenada”, explica.
Segundo o MIDR, o programa pretende diminuir a pressão nas metrópoles e capitais brasileiras, buscando interiorizar o desenvolvimento do país, que atualmente é concentrado, em sua maior parte, no litoral.
O Piauí está na lista de Regiões Imediatas identificadas como Parnaíba. Conheça os municípios que irão participar do programa:
Bom Princípio do Piauí, Buriti dos Lopes, Cajueiro da Praia, Caraúbas do Piauí, Caxingó, Cocal, Cocal dos Alves, Ilha Grande, Luís Correia, Murici dos Portelas e Parnaíba.
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.