Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Marcelo Castro acredita que governo Lula precisa realizar ajustes para melhorar eficiência na gestão

O governo Lula 3 vem passando recentemente por crises em sua comunicação, e isso, segundo Castro, estaria fragilizando sua viabilidade política na próxima disputa presidencial.

24/01/2025 às 11h22

24/01/2025 às 11h22

O senador piauiense, Marcelo Castro (MDB), presidente regional do partido, destacou alguns pontos que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) precisa melhorar para que possa aumentar suas chances de reeleição no pleito de 2026. O governo Lula 3 vem passando recentemente por crises em sua comunicação, e isso, segundo Castro, estaria fragilizando sua viabilidade política na próxima disputa presidencial.

Marcelo Castro acredita que governo Lula precisa realizar ajustes para melhorar eficiência na gestão - (Assis Fernandes/O Dia) Assis Fernandes/O Dia
Marcelo Castro acredita que governo Lula precisa realizar ajustes para melhorar eficiência na gestão

Em entrevista concedida nessa quinta-feira (23), Marcelo Castro destacou a importância de uma melhor gestão, com foto no relacionamento com o Congresso Nacional e sua comunicação com a sociedade. O senador acredita que o governo Lula 3 tem muitos pontos positivos, mas que alguns ajustes são necessários para garantir um governo mais eficiente e assíduo no que diz respeito ao atendimento nas mais diversas áreas.

O governo até hoje não conseguiu se encaixar e ter uma relação boa com o Congresso. É sempre um pé quebrado, uma dificuldade, um problema ou outro para resolver e, evidentemente, que precisa ter uma relação melhor para as coisas fluírem com mais facilidade. Estamos começando agora o terceiro ano do Lula, vamos ter um novo presidente do Senado, um novo presidente da Câmara. É uma boa hora para se restabelecer, uma nova relação e que as coisas possam fluir com mais rapidez, com mais eficiência, com mais confiança mútua e, evidentemente, que isso fará bem a administração pública do Brasil

Marcelo CastroSenador

Questionado se uma reforma ministerial poderia melhorar o relacionamento do Palácio do Planalto junto aos parlamentares do Congresso Nacional, Marcelo Castro apenas destacou que o assunto compete apenas ao presidente Lula.

“O presidente Lula é quem vai saber o momento e a oportunidade de fazer uma reformulação do seu ministério. Se dependesse de mim e de muitos amigos dele, a gente conversa sobre isso aí, ele já tinha feito essa modificação há mais tempo”, disse.

Disputa eleitoral em 2026

Na ocasião, o senador piauiense argumentou sobre a candidatura à reeleição do presidente Lula em 2026. No ano de 2022, quando foi eleito, Lula afirmou que não pretendia disputar novamente o cargo de presidente, mas Castro afirma que, até o momento, Lula se consolida como quase o único nome viável na base governista para disputar a presidência da República no próximo pleito eleitoral.

“Sem nenhuma dúvida, aliás, é quase que o único [candidato]. Do nosso campo político, nós estamos apostando todas as fichas no presidente Lula”, citou.

Marcelo Castro comparou a situação da direita no país. Ele ressaltou que enquanto a direita possui uma pluralidade de postulantes ao cargo de presidente, a esquerda deverá se unir novamente em prol do nome de Lula para lograr êxito novamente em 2026.

“Diferentemente da direita, que tem vários nomes sendo falados aí, como o Pablo Marçal, como o Tarcísio, como o Caiado, o Zema, o Gusttavo Lima, o Nikolas, que dizer, são muitos os da direita. O que a gente prevê hoje assim, mais provável, é que a direita pelo menos no primeiro turno vá com vários candidatos. Isso não quer dizer que ela não possa se unir no segundo turno, mas me parece muito difícil da direita ir com um candidato só no primeiro turno”, finalizou.


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.