Um aluno do Instituto Federal do Piauí (Ifpi) da zona Sul, que não teve o nome informado pela polícia, foi preso na tarde desta terça-feira (14) em Teresina porque teria ameaçado professores e servidores do Instituto. As ameaças teriam sido feitas após o aluno solicitar um computador para seu uso e não ter tido o pedido atendido.
Segundo o tenente Burlamaque, do 1º BPM, o jovem é aluno de Informática e teria pedido aos professores que providenciassem para ele um computador, porque seu notebook teria quebrado. No entanto, ao não ter a solicitação atendida, ele teria começado a proferir ameaçar, inclusive de morte.
As ameaças foram direcionadas a dois servidores. “Como ele não foi atendido de imediato, ele achou por bem ameaçar um médico e uma enfermeira do Instituto. Ameaçou de morte, disse que ia fazer algo grave com o médico. Ele já vinha ameaçando os professores rotineiramente. Inclusive pela manhã ele tinha ameaçado verbalmente uma professora”, relata o tenente Burlamaque.
Ao chegarem os policiais tentaram conversar com o estudante e, segundo o tenente, ele lhes questionado o que faziam lá, uma vez que o Ifpi é órgão federal, então somente a Polícia Federal teria autorização para adentrar no local. “Nós explicamos que tínhamos sido chamados e que quando somos solicitados, temos autorização para entrar em qualquer lugar.
A Polícia Militar informou que o estudante já tinha um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) pelo uso de entorpecente. Ele foi conduzido até a Central de Flagrantes e acabou sendo liberado horas depois.
LEIA TAMBÉM
O Ifpi emitiu uma nota de esclarecimento na qual manifestou repúdio ao ocorrido envolvendo a agressão verbal aos seus servidores. Confira abaixo:
O Instituto Federal do Piauí (IFPI) vem a público manifestar seu repúdio a um episódio ocorrido nesta terça-feira (14), envolvendo a agressão verbal de dois servidores do Núcleo de Apoio à Pessoa com Necessidades Especiais do campus Teresina Zona Sul por parte de um estudante da nossa instituição.
Os servidores acionaram a Polícia Militar e registraram boletim de ocorrência por desacato a servidor público e agressão verbal. O aluno foi conduzido à Central de Flagrantes onde prestou depoimento e foi liberado horas depois.
O IFPI tem como valores fundamentais o respeito mútuo, a convivência harmoniosa e a ética no ambiente acadêmico. Atitudes que violem esses princípios não são condizentes com a missão educacional e formativa que orienta nossas ações. Reiteramos nosso compromisso com a aplicação das medidas cabíveis, sempre priorizando a manutenção de um ambiente saudável, respeitoso e inclusivo para todos.
O IFPI destaca a importância para que a comunidade acadêmica reflita sobre a importância do diálogo respeitoso e da construção de relações pautadas na empatia e no respeito às diferenças. Episódios como este reforçam a necessidade de seguirmos trabalhando pela promoção de uma convivência mais justa e pacífica em nossa Instituição.
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.