Em 2025, o Brasil tem assistido ao ressurgimento de uma doença que há mais de uma década não era registrada no país. É a Dengue Tipo 3, que tem sido detectada em várias regiões brasileiras e causa a forma grave da doença. O alerta tem sido emitido por diversas autoridades em saúde e em Teresina não é diferente.
A Fundação Municipal de Saúde declarou nesta terça-feira (04) que a Dengue Tipo 3 é uma ameaça à saúde pública. Para evitar um surto da doença na capital, estão sendo intensificadas algumas ações preventivas. Isso inclui a inspeção in loco nas residências pelos agentes da FMS e a conscientização da população sobre os riscos do acúmulo de água parada.
Foi o que explicou o presidente da Fundação, Charles da Silveira. “Os servidores da FMS estão indo até as casas dos teresinenses para verificar possíveis criadouros. Contamos também com o apoio de todos para prevenir o acúmulo de água. Esta é uma luta pela vida e pela saúde”, afirma.
Quais os perigos da Dengue Tipo 3?
Existem quatro tipos de vírus da Dengue, mas qualquer um deles pode levar à dengue hemorrágica. A médica Amariles Borba esclarece quais as diferenças de um tipo da doença para o outro. “Se você tem a dengue tipo 1, ganha imunidade contra esse tipo, mas pode ainda contrair o tipo 2, 3 e 4. Estudos indicam que há um maior risco de formas graves nas infecções posteriores. Além disso, o tipo 2 e 3 são frequentemente associados a manifestações mais severas”.
Amariles lembra que no Brasil ainda não há vacinas suficientes para todos os públicos. Isto é um fator a mais que deve ser levado em consideração na hora de prevenir a doença. O primeiro passo é não criar o mosquito.
O que diferencia os tipos de Dengue?
A Dengue Tipo 1 é um dos sorotipos mais comuns e pode causar infecções leves a moderadas. A infecção por Dengue Tipo 1 geralmente dá imunidade vitalícia a este sorotipo específico. Já a Dengue Tipo 2, que também é comum, pode causar casos mais graves da doença, especialmente em pessoas que já foram infectadas por outros sorotipos. A infecção por Dengue Tipo 2 pode conferir imunidade vitalícia a este sorotipo.
No caso da Dengue Tipo 3, que recentemente voltou a circular em algumas regiões brasileiras, é mais grave. Pessoas que nunca foram expostas a este sorotipo têm pouca ou nenhuma imunidade, o que pode aumentar o risco de complicações. Ainda menos comum, há ainda a Dengue Tipo 4, que pode causar infecções graves, especialmente em quem foi previamente infectado por outros sorotipos.
Os sintomas comuns da Dengue incluem febre alta, dores musculares, dor de cabeça, manchas na pele e dor ao redor dos olhos. A infecção por um tipo da doença não confere imunidade contra os outros, o que significa que uma pessoa pode ser infectada por diferentes sorotipos de Dengue ao longo da vida.
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.