O Governo do Estado sancionou a Lei do Plano de Adaptação às Mudanças Climáticas do Piauí. Entre as principais ações previstas no plano estão medidas de enfrentamento a catástrofes. O projeto que originou a lei, aprovado na terça-feira (4), é de autoria do deputado Rubens Vieira (PT).
LEIA TAMBÉM
- Moradores denunciam remoção de equipamentos de escola pela Prefeitura na zona Rural de Castelo
- Deputados e vereadores criticam Águas de Teresina e cogitam CPI para investigar serviços
- Após caso de envenenamentos em Parnaíba, Projeto de Lei visa obrigar comércios a identificarem compradores de agrotóxicos
A Lei nº 8.571/2024 prevê a criação de um plano para enfrentar e mitigar os impactos das mudanças climáticas e dos desastres ambientais, como as enchentes que atingiram o sul do estado.
O objetivo é proteger a população, reduzindo riscos não apenas de enchentes, mas também de secas e incêndios. O plano inclui ações preventivas, como a implementação de sistemas de alerta, além da capacitação de equipes para atuação em situações de emergência.
O projeto também propõe um planejamento urbano mais seguro, com apoio à população vulnerável, incluindo a realocação de moradores que vivem em áreas de risco e a garantia de segurança alimentar, hídrica e energética.
O deputado Rubens Vieira afirmou que a aprovação da lei reforça o compromisso do seu mandato com o meio ambiente e com as pessoas que enfrentam os desafios das mudanças climáticas no estado.
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.