Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Apicultura gera renda para mais de 10 mil famílias no Piauí

O Piauí exporta mais de R$ 100 milhões por ano em mel e outros produtos apícolas,

01/02/2025 às 15h48

O Piauí se destaca no cenário nacional e internacional como um importante produtor de mel e produtos apícolas, com um impacto direto na economia local e na vida de milhares de famílias. Pelo menos 10.500 famílias no estado estão envolvidas na apicultura, atividade que se consolidou como uma das principais fontes de renda para a população rural.

Apicultura gera renda para mais de 10 mil famílias no Piauí - (Reprodução/Governo do Estado) Reprodução/Governo do Estado
Apicultura gera renda para mais de 10 mil famílias no Piauí

A produção de mel no Piauí ocorre, principalmente, no semiárido, onde a caatinga se torna um ambiente ideal para a criação de abelhas. Um dos apicultores mais conhecidos da região, Pedro Augusto Mel, tem papel fundamental tanto na produção quanto na formação de novos apicultores. Ele destaca que o mel da caatinga, livre de agrotóxicos e produzido por abelhas saudáveis, é altamente valorizado no mercado europeu, especialmente na Alemanha.

“O mel da caatinga, livre de agrotóxicos e produzido por abelhas africanizadas saudáveis, é um dos mais valorizados pelos alemães, que compram o produto e o distribuem para outros países”, destaca Pedro Augusto.

O Piauí tem investido no fortalecimento do setor com apoio de instituições como o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), o Banco do Nordeste (BNB), o Sebrae/Pi e a Secretaria Estadual de Agricultura Familiar (SAF), que oferecem financiamento e treinamento para apicultores. Isso tem contribuído para a criação de cooperativas especializadas e para a formação de novos apicultores no estado.

Com a crescente demanda e a garantia de qualidade, três cooperativas no Piauí já possuem o selo do Serviço de Inspeção Federal (SIF), que assegura a excelência dos produtos apícolas para o mercado interno e externo. A exportação de mel do Piauí cresceu nos últimos anos, consolidando o estado como o terceiro maior exportador do Brasil, com um volume de até 8 milhões de toneladas de mel exportadas anualmente.

Mel produzido no Piauí é exportado para países da Europa - (Reprodução/Governo do Piauí) Reprodução/Governo do Piauí
Mel produzido no Piauí é exportado para países da Europa

Em termos financeiros, o Piauí exporta mais de R$ 100 milhões por ano em mel e outros produtos apícolas, com grande destaque para os mercados da União Europeia, especialmente Alemanha e Itália, e uma forte demanda também nos Estados Unidos e Canadá.


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.