O ministro do Desenvolvimento Social (MDS), Wellington Dias, se reuniu nesta quarta-feira (12), com o Conselho de Governadores do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA), em Roma, Itália, para tratar dos potenciais para a Aliança Global contra a Fome e a Pobreza.
![Wellington Dias discute em Roma o fortalecimento da Aliança de combate à fome e à pobreza em encontro global. - (Divulgação MDS)](https://portalodia.com/storage/images/U81cMdaf9rO9uXbG6kTun1GiM6u4E74exzecKFTz.jpg)
LEIA TAMBÉM
- Joaquim do Arroz diz que base governista tem dado mais trabalho a Silvio Mendes do que a oposição
- Transporte público de Timon deverá contar com mais 40 ônibus e novas rotas; entenda
- Hinos Nacional, do Piauí e de Teresina devem ser executados todos os dias nas escolas da capital, sugere projeto de lei
A Aliança, criada no encontro do G20 no Brasil, já conta com 89 países membros, mais a União Africana, a União Europeia, 66 organizações internacionais públicas e privadas e 10 instituições financeiras internacionais, incluindo o Banco Mundial e muitos dos principais bancos de desenvolvimento.
Wellington Dias disse que o envolvimento dos países de todas as regiões do mundo, principalmente os que estão na linha de frente das mudanças climáticas e da insegurança alimentar, deve tornar a Aliança Global um sucesso.
“Não se trata de fazer o trabalho por esses Estados, mas sim de dar a eles as condições mínimas, financiamento e conhecimento, para que possam cuidar de suas populações com seus próprios meios. É muito mais barato construir capacidade, construir sistemas nacionais permanentes e eficientes de prevenção e resposta, do que sustentar respostas emergenciais em sucessão, marginalizando os governos locais e mantendo-os na dependência”, afirmou o ministro.
![Wellington Dias discute em Roma o fortalecimento da Aliança de combate à fome e à pobreza em encontro global - (Divulgação MDS)](https://portalodia.com/storage/images/AhM9Zf4M7OL8W94rhxUPEHyUz9jgdhUh7TPzCzXQ.jpg)
É muito mais barato construir capacidade, construir sistemas nacionais permanentes e eficientes de prevenção e resposta, do que sustentar respostas emergenciais em sucessão"
A diretora-geral do Departamento de Desenvolvimento Sustentável do Ministério das Relações Exteriores da Noruega, Hege Halaand, parabenizou a liderança do Brasil no G20 e a criação da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza.
“A Aliança abre novas possibilidades. A Noruega aderiu, pois vimos que se trata de uma iniciativa conjunta entre ministros das finanças, agricultura e desenvolvimento social, entre outros. A iniciativa cria uma sinergia no sentido de evitar duplicações de ações e ajuda os países a desenvolverem suas propostas políticas, usando as experiências e propostas que já deram certo em outros países, bem como o financiamento dessas iniciativas”, declarou.
![Ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias, discute com líderes internacionais - (Divulgação MDS)](https://portalodia.com/storage/images/GINQWyE34qeifvdg1glbR1j9SWEDbz4igW7KVvot.jpg)
O mecanismo da Aliança já firmou compromissos com 41 governos nacionais e 32 organizações internacionais. Há compromissos financeiros, como US$ 24 bilhões em crédito pelo Banco Interamericano, US$ 2 bilhões da CAF, o compromisso do FIDA em dobrar seu alcance, chegando a 100 milhões de pequenos agricultores, e o compromisso do Banco Mundial em dobrar os beneficiários de programas de proteção social, destinando parte dos recursos concessionais e das doações da Associação Internacional para o Desenvolvimento (IDA) à implementação de políticas da cesta da Aliança.
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.