Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Wellington Dias é eleito presidente mundial do Conselho da Aliança Global contra Fome e Pobreza

A votação, que ocorreu em Roma, na Itália, levou o ministro a definir as principais estratégias do Conselho no combate à fome no mundo.

11/02/2025 às 14h56

O Conselho de Campeões da Aliança Global contra a Fome tem um novo presidente. O ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias (PT), foi eleito, nesta terça-feira (11), como presidente da organização, em uma votação realizada na sede do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA), em Roma, na Itália.

Wellington Dias é eleito presidente mundial do Conselho da Aliança Global contra Fome e Pobreza - (Divulgação MDS) Divulgação MDS
Wellington Dias é eleito presidente mundial do Conselho da Aliança Global contra Fome e Pobreza

Wellington Dias irá presidir um conselho composto por representantes de diversos países, bem como por instituições financeiras e organizações internacionais que atuam estrategicamente na implementação da segurança alimentar no mundo.

O ministro agora terá a missão de promover um debate estratégico entre os países e os demais membros da organização para que sejam tomadas medidas que criem melhores condições de funcionamento da Aliança Global.

A votação, que ocorreu em Roma, na Itália, levou o ministro a definir as principais estratégias do Conselho no combate à fome no mundo. - (Divulgação MDS) Divulgação MDS
A votação, que ocorreu em Roma, na Itália, levou o ministro a definir as principais estratégias do Conselho no combate à fome no mundo.

“O papel principal dos Campeões da Aliança Global será impulsionar países, instituições e organizações, inclusive as suas próprias, a manter o apoio, o compromisso e a implementação das metas estabelecidas pela Aliança Global”, destacou o ministro.

Dentre suas funções à frente da entidade, ele deve desenvolver as primeiras operações concretas em nível nacional para a mobilização de recursos financeiros, a promoção de parcerias intersetoriais e a remoção de barreiras para a implementação de políticas públicas sociais.

Como primeira ação na presidência, Wellington Dias definiu as estratégias para 2025 e colocou em pauta a realização da primeira Cúpula contra a Fome e a Pobreza no Catar, em novembro de 2025. A medida ainda deve ser votada pelo Conselho.


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.