Viralizou nas redes sociais o vídeo de um comício do candidato à Prefeitura de São Paulo, Guilherme Boulos (PSOL), em que uma intérprete canta o Hino Nacional. Isso porque, em determinado trecho do hino, a intérprete modificou um verso tradicional para incluir a linguagem neutra.
O vídeo foi gravado em evento da campanha de Boulos, que ocorreu na Praça do Campo Limpo, e contou com a participação de Marta Suplicy (PT), vice-prefeita na chapa de Boulos, e do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Carregando publicação do Instagram... Clique para ver a publicação
Em um trecho do hino, a intérprete modificou o verso "dos filhos deste solo és mãe gentil, pátria amada, Brasil" para "des filhes deste solo és mãe gentil, pátria amada, Brasil". Essa mudança gerou uma forte reação entre políticos e a população, desencadeando debates intensos nas redes sociais e na mídia.
Vários líderes e parlamentares de partidos de oposição, como PL e União Brasil, se posicionaram contra a alteração, acusando a intérprete e os organizadores do evento de desrespeitar os símbolos nacionais.
Devido à repercussão, Boulos excluiu o vídeo da apresentação dos seus perfis nas redes sociais e emitiu uma nota informando que “em momento algum solicitou ou autorizou a alteração na letra do Hino Nacional”.
“A campanha, em momento algum, solicitou ou autorizou alteração na letra do Hino Nacional interpretado na abertura do comício no último sábado, 24, na Zona Sul da cidade. A produtora, organizadora do evento, foi responsável pela contratação de todos os profissionais que trabalharam para a realização da atividade, incluindo a seleção e o convite à intérprete que cantou o Hino Nacional”, afirmou.
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.