O vereador Inácio Carvalho (PT) cobrou da empresa Águas de Teresina o cumprimento da Lei Federal 14.898/2024, que estipula uma tarifa social para consumidores que utilizam até 15m³ de água. Segundo o parlamentar, a aplicação da legislação garantiria uma cobrança mais justa da taxa de esgoto na capital, que hoje equivale a 100% do consumo de água.
![Inácio Carvalho, vereador de Teresina - (Arquivo / O DIA)](https://portalodia.com/storage/images/fteiveppajKDBOkfWFaT4GqQNkuU467YA7QnkqKQ.jpg)
LEIA TAMBÉM
Inácio destacou que há uma uniformidade na cobrança das tarifas de esgotamento no país, o que causa distorções de uma cidade para outra. Em alguns casos, revisões tarifárias resultaram na redução dos valores.
"Em Campo Grande, o consumo de 15m³ de água custa R$ 209. Já em Salvador, esse mesmo consumo sai por R$ 135. Recentemente, em Manaus, após uma CPI, houve uma redução drástica na tarifa de esgoto. Aqui em Teresina, a empresa Águas de Teresina tem um contrato que permite cobrar até 100% do consumo de água na taxa de esgoto, o que precisa ser revisto", afirmou.
Para o vereador, é essencial que a Prefeitura de Teresina promova uma revisão contratual com a Águas de Teresina para reduzir o custo da cobrança.
"Precisamos da tarifa social para quem consome até 15m³ de água, garantindo uma cobrança mais acessível do esgoto. Além disso, é necessário discutir uma revisão contratual com a empresa Águas de Teresina, para que todos os consumidores tenham uma taxa mais justa", concluiu Inácio Carvalho.
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.