O vereador Dudu (PT), em entrevista nesta sexta-feira (07) ao O Dia News, disse que, neste início de mandato, já propôs seis requerimentos na Câmara pedindo informações financeiras ao prefeito Silvio Mendes, um deles sobre a real situação da saúde municipal. De acordo com dados apresentados pela prefeitura, o rombo pode chegar a R$ 240 milhões apenas no Hospital de Urgência de Teresina (HUT) em 2024.
![Vereador Dudu Borges (PT). - (Assis Fernandes / O Dia)](https://portalodia.com/storage/images/4Wg2uhkrqeUfChWKygKKwK8Wi90D55oTZHab6bxo.jpg)
LEIA TAMBÉM
Dudu disse que, no ano passado, convocou o ex-secretário de Finanças de Teresina, Danilo Bezerra, para prestar esclarecimentos sobre a situação das finanças da saúde e de setores importantes da cidade, mas que ele utilizou diversas formas para não comparecer. No entanto, o vereador afirmou que Bezerra terá que prestar esclarecimentos na Câmara.
“Ele usou de várias manobras para não aparecer e não ir à Câmara. Pediu exoneração da prefeitura, mas ele pode ter certeza de que vai vir e vai estar nesta Câmara. Sobre a convocação, tínhamos até um pedido judicial para que ele fosse. Ele, sabendo do pedido judicial e do deferimento da Justiça, pediu exoneração da gestão anterior”, informou o parlamentar.
O vereador afirmou que, diante dos problemas enfrentados na gestão anterior e do pedido de situação de calamidade pública na saúde que dá à Prefeitura de Teresina o direito de realizar compras com um “cheque em branco”, solicitou informações sobre os gastos na saúde nos últimos seis meses. Segundo os dados apresentados pelo prefeito Silvio Mendes, o déficit do HUT em 2024 pode chegar a R$ 240 milhões.
“O próprio prefeito já criou uma comissão para auditar as contas da prefeitura. Ele tem esse direito. Ele disse lá na Câmara, no início do ano legislativo, que os rombos que existem em Teresina são astronômicos, estão além do que imaginava. Ele próprio disse isso. Só pra você ter uma noção, o rombo no HUT mensal é de 20 milhões, o que dá 240 milhões no ano de déficit, só no HUT”, finalizou o parlamentar.
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.