Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Saiba quem é Francisco Pádua de Sá, futuro presidente da FMS

O novo gestor ocupará o lugar de Charles da Silveira, que pediu exoneração nesta quarta-feira (19).

19/02/2025 às 15h45

Nesta quarta-feira (19), o presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Charles da Silveira, pediu exoneração do cargo ao prefeito Sílvio Mendes, alegando um “desencontro” administrativo. Em seu lugar, o odontólogo Francisco Pádua de Sá assumirá a pasta.

Francisco Pádua de Sá, futuro presidente da FMS - (Divulgação/PMT) Divulgação/PMT
Francisco Pádua de Sá, futuro presidente da FMS

Francisco já ocupou a presidência da FMS em outras ocasiões. Ele é servidor concursado do órgão, cirurgião-dentista formado pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e possui especialização em Saúde Pública pela Universidade de Ribeirão Preto (Unaerp).

O futuro gestor também tem formação em Informação e Informática em Saúde Pública pela Fiocruz e em Administração pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Francisco Pádua é concursado da FMS desde 1990 e já exerceu a função de cirurgião-dentista na atenção básica de saúde, atuando em UBS da capital. Além disso, trabalhou como urgentista nos hospitais Promorar e Satélite.

O gestor, que será nomeado pelo prefeito Sílvio Mendes, já ocupou diversos cargos administrativos na FMS, como diretor de Assistência em Saúde, chefe de gabinete, diretor de Administração e diretor Regional de Saúde e Ações Assistenciais de Saúde.

Exoneração de Charles da Silveira

Charles da Silveira pediu, nesta quarta-feira (19), exoneração do cargo de presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS). Em comunicado, o gestor afirmou que houve um “desencontro” em relação aos encaminhamentos administrativos.

Futuro presidente da FMS, Charles da Silveira - (O Dia) O Dia
Futuro presidente da FMS, Charles da Silveira

Em nota, o agora ex-presidente disse que sua saída foi necessária para prevalecer o entendimento com o prefeito Sílvio Mendes sobre sua exoneração. Sua gestão à frente da FMS passou por um processo de reestruturação administrativa, enfrentando problemas como a falta de medicamentos e insumos, longas filas para consultas e precariedade na estrutura física das UBS e hospitais da capital.


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.