Com o aumento de casos na capital, a Fundação Municipal de Saúde (FMS) lançou na nesta quinta-feira (7) o planejamento estratégico de combate à dengue em Teresina. Há uma semana atrás, o Brasil atingiu a marca de 1 milhão de casos da doença e em Teresina, o número de pessoas acometidas pela doença já chega a quase 800.
Segundo o painel de Arboviroses do Ministério da Saúde, a oitava semana epidemiológica no Brasil alcançou um crescimento de 200% de casos registrados em comparação com o mesmo período no ano passado. Presente no lançamento do plano de ação, o presidente da FMS, Dr. Ítalo Costa, pontuou que o município está alinhado com as recomendações do órgão federal.
LEIA TAMBÉM
Plano de combate à dengue
As estratégias adotadas pelo órgão municipal contará com a mobilização das instituições de saúde para o combate direto ao vetor que transmite a doença, o mosquito Aedes Aegypti. O Plano de ação engloba o rastreamento das áreas prioritárias (alto risco) e áreas não prioritárias (baixo risco), visitas aos imóveis, assistência ao paciente e educação em saúde.
Além disso, o plano de ação terá destaque a utilização do UBV Costal, o que popularmente conhecemos como “fumacê”. A substância que será emitida através de automóveis nos bairros, conta com um inseticida que elimina a maior parte dos mosquitos adultos.
Limpeza da cidade
Outro destaque levantado no planejamento estratégico de combate à dengue é a limpeza da cidade. Conforme ressaltado pelo diretor de vigilância e saúde, Walfrido Salmito, o esvaziamento do lixo em certas áreas da cidade é de crucial importância durante a força tarefa, pois reduzirá potenciais criadouros do mosquito.
O chefe do executivo municipal, Dr. Pessoa, também presente no lançamento afirmou que a prefeitura de Teresina está engajada no plano de combate à doença e a cidade poderá contar com a nova contratação de 40 caminhões de entulho para remover o lixo espalhado pela cidade.
________________________________________________________________________
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.