Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Câmara convoca secretária da Semduh para prestar esclarecimentos sobre coleta do lixo em Teresina

Vereador fala em rescindir o contrato emergencial firmado com a atual empresa que opera a coleta, transporte e destinação do lixo na capital

19/11/2024 às 11h15

O vereador Ismael Silva (Progressistas) protocolou requerimento na Câmara Municipal convocando a secretária Tatiana Guerra, da Semduh, para prestar esclarecimentos sobre a crise no setor de coleta de lixo e limpeza urbana de Teresina. A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação é a responsável por gerir o setor, que no momento é operado pela Empresa Aurora, contratada em caráter emergencial após o fim do contrato com a empresa anterior.

Câmara convoca secretária da Semduh para prestar esclarecimentos sobre coleta do lixo em Teresina - (Assis Fernandes / O DIA) Assis Fernandes / O DIA
Câmara convoca secretária da Semduh para prestar esclarecimentos sobre coleta do lixo em Teresina

Esta não é a primeira vez que a gestora é convocada no Legislativo para tratar do assunto. Em agosto, Tatiana Guerra já esteve na Câmara e chegou a apresentar duas datas para que o problema do lixo em Teresina fosse resolvido: uma em setembro e outra em outubro. Mas nesta terça-feira (19), os 1.800 trabalhadores da limpeza urbana anunciaram que vão parar suas atividades por tempo indeterminado a partir de sexta (22).

A categoria reivindica o pagamento de salários atrasados, depósito do FGTS, pagamento de insalubridades, dentre outros. Em conversa com a reportagem de O Dia, o vereador Ismael Silva, que convocou a secretária Tatiana, afirmou que a empresa contratada pela Prefeitura não possui capacidade operacional para atuar em uma cidade como Teresina. Para o parlamentar, uma das soluções para o problema é rescindir o contrato e contratar uma nova empresa em caráter emergencial já no ano que vem, na gestão Silvio Mendes.

Ismael destacou a insegurança jurídica em torno da questão do lixo. “O Tribunal de Contas adotava uma posição, o Tribunal de Justiça adotava outra e isso comprometia inclusive a autonomia do município para fazer este tipo de contratação. O que temos hoje é um contrato extremamente precário do ponto de vista jurídico e da prestação do serviço que precisa ser corrigido levando em conta que vamos iniciar o ano com um problema sério para o dr. Silvio resolver”, afirmou o vereador.

Ismael Silva, vereador de Teresina - (Assis Fernandes / O DIA) Assis Fernandes / O DIA
Ismael Silva, vereador de Teresina

A reportagem de O Dia está tentando contato com a Semduh, mas até o momento não obteve retorno. O espaço segue aberto para futuros esclarecimentos.


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.