Nos últimos anos, o esvaziamento do centro de Teresina tem virado assunto entre os teresinenses que se preocupam com a cidade. Outrora lugar de pujante vida social, econômica e cultural, hoje o centro da capital e sinônimo de abandono, perigo e de desvalorização imobiliária. Porém uma ideia inovadora quer mudar essa realidade: trata-se do Programa Centro Histórico de Teresina (CHThe), que tem como missão despertar o sentimento de pertencimento nos teresinenses por meio da educação patrimonial. Uma das ações é o City Tour Cidade Menina, que promove passeios gratuitos pelo centro da capital para proporcionar uma imersão na história e na cultura da cidade.
A ideia é encabeça por uma roraimense, natural de Boa Vista, mas que mora em Teresina e se apaixonou pela cidade. O abandono do centro e o aparente desconhecimento dos teresinenses sobre sua própria história motivou a atitude de Bruna Moraes.
"As raízes da minha família são maranhenses e eu vim estudar a faculdade no Piauí e fui construindo a minha vida aqui. O sentimento de pertencimento nos invade. Me apaixonei por Teresina. Daí criei o O City Tour Cidade Menina, que é um passeio guiado pelo corredor cultural de teresinense, que está localizado ali aos arredores da Praça Pedro II, que é onde tem os aparelhos culturais do Estado. Ali tem o Teatro, o Centro de Artesanato Mestre Dezinho, temos o Palácio de Karnak, a menor Avenida do mundo, como existe toda essa lenda. E todo esse corredor cultural carrega a identidade do povo piauiense e teresinense", explica.
Bruna afirma que o City Tour é a primeira ação de mobilização do Centro Histórico de Teresina, que é um programa cultural e educacional. E que trabalha com dois pilares, que é sensibilizar e mobilizar. "Nós utilizamos as redes sociais. O Instagram, a gente sabe que é a maior ferramenta de comunicação que pode chegar em todos os lugares. E a gente procura, através dele, realizar essa comunicação da história com o ouvinte para instigar o sentimento de pertencimento na população teresinense".
No City Tour, os visitantes passam pelo Teatro 4 de Setembro, pela Praça Pedro II, pelo Palácio de Karnak, pela Avenida Antonino Freire - a menor avenida do mundo - o Centro de Artesanato Mestre Dezinho e pela Igreja de São Benedito. Cada local reserva uma surpresa para os visitantes - sejam eles locais ou de outras regiões do país. Para ter mais informações sobre o programa, as redes sociais estão disponíveis para divulgar o Centro Histórico de Teresina.
Serviço:
Programa Centro Histórico de Teresina (CHThe)
- City Tour Teresina Menina;
- Ocorre uma vez por mês e necessita de agendamento prévio (vagas limitadas)
- Próximo city tour: dia 21/09
- redes sociais: @centrohistóricodethepiaui
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.