Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Criminosos ameaçavam e extorquiam gerente da Caixa em Teresina para aplicar golpes; entenda

A Operação Cherut, da Polícia Federal, investiga uma quadrilha especializada a em criar empresas de fachada para obter empréstimos ilegais junto ao banco.

11/09/2024 às 08h44

Criminosos ameaçavam e extorquiam um gerente da Caixa Econômica Federal em Teresina para aplicar golpes com dados bancários. A informação foi confirmada pela Polícia Federal que, na manhã de hoje (11) deflagrou uma operação para desarticular o grupo criminoso e desarticular um esquema de contratação ilegal de empréstimos junto a instituições bancárias no Piauí e em São Paulo.

Criminosos ameaçavam e extorquiam gerente da Caixa em Teresina para aplicar golpes; entenda - (Marcelo Camargo/Agência Brasil) Marcelo Camargo/Agência Brasil
Criminosos ameaçavam e extorquiam gerente da Caixa em Teresina para aplicar golpes; entenda

A ação foi batizada de Operação Cherut e consiste no cumprimento de um mandado de busca e apreensão em Teresina e de mais dois mandados de prisão temporária em São Paulo. As ordens judiciais foram expedidas pela 3º Vara Federal de Teresina após investigação da PF. O inquérito foi aberto há apenas seis dias, depois que a Caixa Econômica acionou a PF. O banco detectou um elevado número de fraudes relacionadas a empréstimos bancários.

A Polícia Federal deu detalhes de como os acusados agiram. Eles cooptavam laranjas, que criavam empresas de fachada. Cabia ao chefe do grupo criminoso ameaçar o gerente da Caixa em Teresina para que ele liberasse empréstimos para estas empresas. Os criminosos criaram pelo menos 35 pessoas jurídicas (empresas de fachada) e causaram um prejuízo de mais de R$ 3 milhões no Giro Caixa, a modalidade de linha de crédito destinada a empresas de todos os portes que desejam aumentar seu capital de giro.

Criminosos ameaçavam e extorquiam gerente da Caixa em Teresina para aplicar golpes; entenda - (Divulgação/Polícia Federal) Divulgação/Polícia Federal
Criminosos ameaçavam e extorquiam gerente da Caixa em Teresina para aplicar golpes; entenda

Uma mulher foi presa em flagrante em Teresina ao tentar obter empréstimo em uma agência da Caixa para uma empresa real, mas utilizando dados financeiros e contábeis fraudados.

Em nota, a Polícia Federal esclareceu que os investigados poderão responder pelos crimes de extorsão, falsificação de documentos, estelionato e outros delitos que venham a ser identificados no decorrer da investigação.


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.

Com informações da Polícia Federal