A Câmara Municipal de Teresina quer que o prefeito Sílvio Mendes e o secretário municipal de Administração, Marcos Elvas, prestem esclarecimentos sobre as recentes declarações anunciando a existência de funcionários fantasmas terceirizados na Prefeitura de Teresina em contratos firmados na gestão de Dr. Pessoa (PRD). Em entrevista a O Dia na semana passada, Marcos Elvas disse que a PMT estava fazendo um levantamento detalhado dos contratos terceirizados e que identificou casos de servidores que não compareciam ao trabalho, ou seja, que seriam “fantasmas”.

Segundo Elvas, em um contrato específico, 72 funcionários estavam lotados na sede da Sema, mas 28 deles não foram encontrados exercendo suas funções. O secretário afirmou que cerca de 40% da força de trabalho contratada não estava trabalhando.
Em requerimento protocolado ontem (21), o vereador Petrus Evelyn (Progressistas) solicitou que o atual prefeito, Sílvio Mendes, e Marcos Elvas esclareçam as declarações dadas pelo secretário. A Câmara quer saber os nomes dos servidores terceirizados fantasmas encontrados na Prefeitura, quais as empresas colocaram estes empregados na Administração Pública Municipal e que providências a atual gestão está adotando, se foi instaurado algum procedimento administrativo para apurar responsabilidades.

Petrus justifica o requerimento com a necessidade de transparência e fiscalização do uso dos recursos públicos. “Queremos garantir que a população tenha ciência das irregularidades cometidas na gestão anterior e das medidas adotadas pelo Poder Executivo”, disse o parlamentar no documento.
O requerimento ainda precisa ser apreciado em Plenário na Casa para que Sílvio Mendes e Marcos Elvas sejam oficialmente convocados. A reportagem procurou a Prefeitura de Teresina para se manifestar sobre a solicitação e o órgão disse que ainda está tomando conhecimento e que, como o processo ainda está em andamento e análise, não seria prudente comentá-lo no momento.
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.