Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook x Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Republicanos do Piauí terá reunião com a direção nacional para confirmar chapa proporcional de 2026

Segundo Abreu, o encontro ocorrerá no dia 1º de julho e contará com a participação do presidente nacional do Republicanos, o deputado federal Marcos Pereira

22/06/2026 às 10h54

22/06/2026 às 10h52

 - ()

A direção estadual do Republicanos no Piauí terá uma reunião na próxima semana com a executiva nacional do partido, em Brasília (DF), para apresentar oficialmente os nomes que devem compor a chapa proporcional da sigla na disputa por vagas na Câmara dos Deputados em 2026. A informação foi confirmada ao O Dia pelo ex-deputado federal e ex-secretário da Assistência Técnica e Defesa Agropecuária (Sada), Fábio Abreu, que é pré-candidato a deputado federal pelo partido.

Republicanos do Piauí terá reunião com a direção nacional para confirmar chapa proporcional de 2026 - (Assis Fernandes/O DIA) Assis Fernandes/O DIA
Republicanos do Piauí terá reunião com a direção nacional para confirmar chapa proporcional de 2026

Segundo Abreu, o encontro ocorrerá no dia 1º de julho e contará com a participação do presidente nacional do Republicanos, o deputado federal Marcos Pereira. Na ocasião, a executiva piauiense apresentará os nomes que devem disputar as eleições do próximo ano e reforçará a estratégia da sigla de conquistar duas cadeiras na bancada federal.

“Na quarta-feira, dia 1º de julho, a gente vai para lá [Brasília], apresentando ao nosso presidente, na sede nacional do Republicanos, quais são os nossos candidatos. Obviamente que é uma apresentação indireta para a população do estado do Piauí. Mas nós vamos mostrar a consistência dessa chapa e a possibilidade dessa chapa fazer dois deputados federais”, afirmou.

De acordo com o pré-candidato, alguns nomes já estão consolidados no projeto eleitoral da legenda.

“O que está resolvido é que os candidatos que nós vamos apresentar vão confirmar essa disputa, assim como eu, Ana Fidélis, que são os mais citados para essa possibilidade”, relatou.

Fábio Abreu nega esvaziamento da chapa

Nos bastidores, surgiram recentemente especulações sobre uma possível articulação de partidos da base governista para enfraquecer a chapa proporcional do Republicanos. Questionado sobre o assunto, Fábio Abreu descartou qualquer movimento de desidratação da legenda e criticou o que classificou como uma nova estratégia política baseada em especulações.

“Na verdade, é uma estratégia que a gente até acha estranha. Essa nova forma de fazer política fica dizendo que alguém vai fugir, que alguém vai ser puxado ou que alguém vai desistir da candidatura. Na minha opinião, isso está fora de contexto. Ninguém vai desistir dos que já estão postos, e a gente está trabalhando exatamente para conquistar essa segunda vaga”, declarou.

O ex-deputado também negou rumores de que poderia abrir mão da candidatura em razão de acordos políticos ou convites para outros projetos eleitorais.

“Isso são especulações, informações totalmente falsas. Não existe sustentação para essas informações. Nada aconteceu, ninguém me procurou. São apenas aquelas especulações que agora está mais do que confirmado que o Republicanos têm sua composição e seu time, vai apresentar o time e vai mostrar para as pessoas essa nossa capacidade que nós temos de fazer dois deputados federais”, ressaltou.

Aliança com Rafael e Lula permanece

Ao comentar as articulações para a disputa majoritária de 2026, Fábio Abreu afirmou que o Republicanos no Piauí segue alinhado politicamente ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva e ao governador do Piauí, Rafael Fonteles.

“Continuamos aliados com o presidente Lula, em Brasília, e com o time do Piauí, liderado pelo governador Rafael, nesse mesmo aspecto”, afirmou.

Sobre a corrida ao Senado, o pré-candidato disse que mantém diálogo com o deputado federal Júlio César, mas ainda não conversou com o senador Marcelo Castro.

“No Senado eu particularmente tenho uma conversa ainda com o deputado Júlio César, ainda não conversei com o senador Marcelo”, concluiu.