A Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) aprovou, durante sessão plenária desta quarta-feira (12), a concessão do título de cidadania piauiense ao deputado federal Hugo Motta, recém-eleito presidente da Câmara dos Deputados.
![Presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta, ganhará título de cidadania piauiense - (Ezequiel Araújo/O Dia)](https://portalodia.com/storage/images/cK3GdCNYoeEc1rQXTkuHgthZHn8cEUiqojS45ADX.jpg)
A homenagem foi proposta pelo deputado estadual Henrique Pires (MDB) e recebeu parecer favorável da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) antes de ser votada em plenário. Além do título de cidadania, os parlamentares também aprovaram uma moção de aplausos ao novo presidente da Câmara, apresentada pelo deputado Gessivaldo Isaías (Republicanos).
Ainda não há definição sobre a data da solenidade para entrega da honraria a Hugo Motta na Alepi.
LEIA TAMBÉM
Trajetória política
Hugo Motta se destacou no cenário político nacional ao se tornar, em 2010, o deputado federal mais jovem da história do Brasil, eleito aos 21 anos com 86.150 votos pela Paraíba.
Reeleito em 2014, consolidou sua atuação na Câmara dos Deputados e se aproximou do então presidente da Casa, Eduardo Cunha, integrando sua base de apoio. Em 2015, presidiu a CPI da Petrobras.
Durante o governo Michel Temer, votou a favor da PEC do Teto de Gastos e da Reforma Trabalhista. Em 2018, após 13 anos no MDB, migrou para o Partido Republicano Brasileiro (PRB), legenda pela qual conquistou um terceiro mandato.
Na eleição de 2022, foi reeleito para o quarto mandato como o deputado mais votado da Paraíba. Em 2025, assumiu a presidência da Câmara dos Deputados, após ser escolhido por Arthur Lira como seu sucessor.
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.