Todos os 224 municípios piauienses estão na zona de alerta amarelo e na zona de alerta laranja para a ocorrência de chuva forte e perigo potencial de temporal nas próximas horas. Os avisos emitidos pelo Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) começaram a valer na manhã de hoje e seguem por tempo indeterminado.
LEIA TAMBÉM
O alerta amarelo, de perigo potencial de chuva forte, vale para as regiões Sudeste, Centro-Norte, Sudoeste e Norte piauiense. De acordo com o Inmet, há risco de chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos entre 40 e 60 km/h, baixo risco de corte de energia elétrica além da queda de galhos de árvores e alagamentos com descargas elétricas.
Já a área do alerta laranja, de perigo de temporal, abrange as regiões Sudeste, Centro-Norte e Sudoeste do Estado. Nos municípios localizados nestas áreas pode chover entre 30 e 50 mm/h ou 50 a 100 mm/dia, ocorrer ventos intensos de 60 a 100 km/h, risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.
Para ambos os casos, o Inmet orienta as pessoas a não se abrigarem debaixo de árvores e a não estacionar veículos próximos a torres e outdoors. Se possível, é recomendado desligar os aparelhos elétricos das tomadas e o quadro geral de energia. Em caso de emergência, a orientação é ligar para a Defesa Civil, pelo telefone 199, e para o Corpo de Bombeiros, pelo 193.
De acordo com o climatologista Werton Costa, diretor de Mitigação da Defesa Civil Estadual, há tendência das instabilidades ficarem fortes no Norte do Piauí nas próximas 72 horas. No Sul do Estado a chuva continua caindo com força. Em Marcolândia, por exemplo, um dos municípios que vêm sofrendo com a estiagem no Piauí, houve volume de precipitação considerável.
Cidades como Queimada Nova, Bela Vista do Piauí e São Raimundo Nonato também registraram fortes chuvas.
LEIA TAMBÉM
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.