A 29ª fase da Operação Petróleo Real, realizada pelo Programa de Proteção e Defesa do Consumidor do Ministério Público do Piauí (Procon/MPPI) em parceria com o Instituto de Metrologia do Piauí (Imepi), resultou no fechamento de cinco postos de combustíveis em cidades do interior do Piauí. A operação teve como foco os municípios de Antônio Almeida, Uruçuí, Marcos Parente, Sebastião Leal e São Francisco do Piauí, onde foram identificadas irregularidades na comercialização de combustíveis.
LEIA TAMBÉM
De acordo com os fiscais, o golpe da “bomba baixa”, uma prática fraudulenta em que as bombas de combustíveis são manipuladas para fornecer menos produto do que o indicado no visor. Isso leva o consumidor a pagar por uma quantidade maior de combustível do que realmente recebe. Nos postos autuados, a fraude chegou a causar um prejuízo de até 200 ml a cada 20 litros abastecidos.
A operação também revelou combustíveis fora das especificações da Agência Nacional do Petróleo (ANP) em três postos, enquanto outros dois apresentaram problemas de segurança, como extintores vencidos. Essas irregularidades foram detectadas em municípios como Canavieira, Colônia do Gurguéia, Baixa Grande do Ribeiro e outros.
Os estabelecimentos terão 15 dias para apresentar defesa às Promotorias de Justiça responsáveis. A ação visa coibir fraudes e garantir a regularidade na comercialização de combustíveis, protegendo os direitos dos consumidores.
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.