Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Ítallo Bruno e mais 24 são indiciados por crimes associados aos "rolezinhos"

Polícia Civil do Piauí conclui inquérito que investiga um grupo suspeito de praticar crimes conhecidos durante “rolezinhos”, onde ocorria com frequência a prática do "grau".

13/02/2025 às 12h02

A Polícia Civil do Piauí, por meio da Superintendência de Operações Integradas da Secretaria de Segurança Pública (SOI - SSP/PI), concluiu o inquérito policial que investiga um grupo suspeito de praticar crimes conhecidos como “Rolezinhos” ou “do Grau” em Teresina. Ao todo, 25 pessoas foram indicadas pela Polícia Civil. Dentre a lista dos indiciados está o Influencer Ítallo Bruno, conhecido por participar e incentivar a realização desses eventos nas redes sociais. De acordo com as investigações comandadas pelo delegado Roni Silveira, o grupo realizava atividades enquadradas nos crimes de associação criminosa (art. 288 do CP), adulteração de sinal identificador de veículo automotor (art. 311 do CP) e direção perigosa (art. 308 da Lei 9.503/97), entre outros ilícitos.

Ítallo Bruno e mais 24 são indiciados por crimes associados aos "rolezinhos" e à prática do "grau". - (Reprodução/Instagram) Reprodução/Instagram
Ítallo Bruno e mais 24 são indiciados por crimes associados aos "rolezinhos" e à prática do "grau".

Segundo as investigações, os suspeitos utilizavam redes sociais, especialmente perfis no Instagram, para planejar, divulgar e exibir a prática de crimes, promovendo eventos ilegais em vias públicas e colocando em risco a segurança da população. Além dos crimes imputados, a Polícia Civil solicitou o perdimento dos veículos apreendidos em posse dos investigados, uma vez que estes configuram instrumentos dos crimes em apuração.

O inquérito identificou 25 indivíduos envolvidos nas infrações, os quais foram formalmente indiciados. As provas reunidas ao longo das investigações foram encaminhadas ao Poder Judiciário para as devidas providências.

Os indiciados são:

1. Ana Clara Lima Silva

2. Talysson Henrique Lopes da Silva

3. Lucas Barradas Reis

4. Layahnderson Pereira de Sousa

5. Ronny Wesllen de Morais

6. Pedro Henrique Barbosa de Neiva e Silva

7. Yago David Santos Almeida

8. Jean Wesley Porfírio da Silva

9. João Henrique Sousa

10. João Victor Rabelo da Silva

11. Johnatas Lopes Brito

12. Rômulo Nascimento de Medeiros

13. Evandro Caldas Sampaio

14. Francisco Matheus Gomes Mororo

15. João Vitor Anchieta Rodrigues

16. William Pereira da Silva Junior

17. Darlyson da Silva Sousa

18. Mateus Portela Frota

19. Jonatas Alves de Sousa

20. Fernando José Feitosa de Brito

21. Anderson Yago Carvalho de Brito

22. Itallo Bruno Nunes e Silva

23. Matheus de Araújo Lima

24. Mario Sergio de Castro Santos Junior

25. Antonio Cezar de Lima Castro

Ítallo foi investigado pela prática de "rolezinhos" e por envolvimento com prática de jogos de azar

Em janeiro do ano passado, Ítallo foi preso na “Operação Jogo Sujo”. A ação policial investigou suspeitos de obterem vantagem ilícita por meio da prática de jogos de azar e a ocultação de patrimônio na compra de bens diversos. Conforme a investigação, o influencer teria movimentado cerca de R$ 3 milhões em contas bancárias. Ele também foi acusado de lavagem de dinheiro.

Itallo Bruno, influenciador digital - (Reprodução/Redes Sociais) Reprodução/Redes Sociais
Itallo Bruno, influenciador digital

Meses depois, em setembro de 2024, o influenciador foi preso novamente, desta vez nas investigações da "Operação Rolezinho", também deflagrada pela Secretaria de Segurança Pública do Piauí. A ação teve como objetivo combater as manobras perigosas conhecidas como "graus", realizadas por jovens em motocicletas nas avenidas de Teresina e em outros municípios do estado. O jovem gravava vídeos "dando grau" em avenidas de Teresina e postava nas redes sociais.

Dar "grau". Que manobra é essa?

O grau de moto é a prática de fazer manobras para empinar a motocicleta, deixando a roda dianteira no alto enquanto se equilibra na traseira. Ou vice-versa. Em várias cidades brasileiras, tem-se observado o crescimento da popularidade de eventos de “grau de moto”, onde espectadores assistem à exibição de acrobacias em moto, com destaque para o momento em que elas são empinadas. Em vídeos divulgados nas redes sociais, além de empinar as motos, outros tipos de "acrobacias" são realizados. Há manobras em que ele e outros praticantes empinam a moto e depois ficam em pé sobre o banco da moto, se equilibrando, enquanto conduzem a motocicleta.

Policiais Civis afirmam que “grau” não pode ser equiparado a esporte: ‘atos irresponsáveis’ - (Reprodução/Instagram) Reprodução/Instagram
Policiais Civis afirmam que “grau” não pode ser equiparado a esporte: ‘atos irresponsáveis’

Há ainda manobras feitas com duas pessoas, onde ambas se revezam na condução da moto empinada. Embora as práticas sejam realizadas na zona urbana de Teresina, inclusive em alguns casos em avenidas movimentadas, é comum o não uso do capacete - que é obrigatório. Outros itens de proteção, como jaqueta de motociclista, luvas, calças de motociclista, botas e protetor de coluna, também não são utilizados.


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.