Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Franzé defende candidatura do Partido dos Trabalhadores ao Senado em 2026

Deputado destaca que bancada do partido soma 900 mil votos, número superior ao necessário para eleger um senador

25/02/2025 às 17h15

25/02/2025 às 17h15

A bancada de deputados do Partido dos Trabalhadores (PT) definiu que deve lançar um nome para disputar o Senado em 2026, tendo o deputado federal Flávio Nogueira já se apresentado como pré-candidato a vaga, neste mesmo cenário o parlamentar Franzé Silva afirmou nesta terça-feira (25) que o partido tem direito e votos suficientes para eleger um senador pela sigla.

Franzé defende candidatura do Partido dos Trabalhadores ao Senado em 2026. - (Assis Fernandes / O DIA) Assis Fernandes / O DIA
Franzé defende candidatura do Partido dos Trabalhadores ao Senado em 2026.

De acordo com Franzé, as discussões e definições devem ocorrer após o Carnaval, mas ele destacou que, somando os votos dos deputados estaduais e federais presentes na reunião, a bancada tem cerca de 900 mil votos.

“Nós tivemos dos deputados estaduais eleitos 457 mil votos. Fora os suplentes. Dos nossos federais eleitos, 459 mil, ou seja, nós temos mais 900 mil votos, se finalizarmos um voto do senador a partir da bancada estadual e da bancada federal”, declarou Franzé Silva.

Bancada de deputados do Partido dos Trabalhadores (PT), junto ao ex-governador Wilson Martins e ao presidente da Agespisa, Zé Santana, - (Divulgação) Divulgação
Bancada de deputados do Partido dos Trabalhadores (PT), junto ao ex-governador Wilson Martins e ao presidente da Agespisa, Zé Santana,

O deputado ressaltou que os últimos dois senadores eleitos tiveram 890 mil votos, indicando que a bancada petista tem força eleitoral superior à que elegeu Ciro Nogueira e Marcelo Castro na última eleição, quando havia duas vagas em disputa.

“Nós temos hoje capacidade sim de votos considerando a última eleição para apresentar um nome não só competitivo mas um nome capaz de vencer a eleição e fazer a bancada do Senado que tanto o presidente Lula tem clamado, ter uma cadeira de um petista piauiense.” afirmou

Franzé também revelou que já houve uma reunião com o governador Rafael Fonteles e o ministro Wellington Dias, na qual foi apresentada a possibilidade de o partido disputar uma vaga no Senado Federal, destacando que essa é uma aspiração da sigla no Piauí.


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.