O deputado federal Flávio Nogueira (PT) confirmou nesta sexta a sua intenção de ser candidato a senador em 2026. O parlamentar petista revelou uma “profecia” feita por Themístocles Filho quando ainda era deputado estadual na década passada e destacou que brigará dentro da base governista por uma cadeira majoritária.
Nogueira enfrenta uma dura resistência dentro do bloco aliado, MDB, PSD e o próprio PT disputam as quatro vagas que serão renovadas em 2026. PSD e MDB no Piauí discordam quando o assunto é a formação da chapa majoritária de Rafael Fonteles em 2026. Com duas vagas atualmente, a de senador, com Marcelo Castro, e a de vice-governador com Themístocles Filho, o MDB defende a manutenção das duas cadeiras ao lado de Rafael Fonteles.
Já o PSD, sem nenhum espaço, apenas com a vaga de suplente ao senado de Wellington Dias, quer uma vaga para um senador efetivo no próximo pleito. Com a decisão dos dois partidos, o PT ficaria apenas com a vaga de governador, algo que desagrada Rafael Fonteles. Flávio Nogueira defende que justamente os espaços do Partido dos Trabalhadores sejam ampliados, dando a ele a possibilidade de disputar o senado.
Durante a solenidade de entrega do título de cidadão teresinense para o ministro Carlos Luppi, o governador em exercício, Themístocles Filho, brincou e chamou Flávio Nogueira de senador. Em resposta o parlamentar chamou Themístocles de “profeta”
Além de Flávio Nogueira outros nomes surgem como pretensos pré-candidatos ao senado. Gestores do grupo dos “rafa boys” ligados ao governador Rafael Fonteles são alguns dos nomes apontados.