Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Investir na primeira infância ajuda nos desafios com a saúde e segurança, diz Rafael Fonteles

As declarações foram dadas nesta segunda-feira (16), durante a abertura do curso executivo em políticas de Primeira Infância, realizada no Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI).

16/09/2024 às 11h23

O governador do Piauí, Rafael Fonteles, afirma que a aplicação de investimentos com foco na primeira infância auxilia o Poder Executivo em desafios a serem vencidos em outros setores. As declarações foram dadas nesta segunda-feira (16), durante a abertura do curso executivo em políticas de primeira infância, realizada no Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI).

De acordo com o gestor, quando o Poder Executivo faz os investimentos necessários para apoiar o desenvolvimento das crianças nos primeiros seis anos de vida, uma série de lacunas que surgiriam nos anos seguintes são resolvidas.

Investir na primeira infância ajuda nos desafios com a saúde e segurança, diz Rafael Fonteles  - (Ezequiel Araujo / O DIA) Ezequiel Araujo / O DIA
Investir na primeira infância ajuda nos desafios com a saúde e segurança, diz Rafael Fonteles

“É a melhor relação custo-benefício. Quando você investe na primeira infância uma série de situações que poderia ocorrer em relação a saúde, segurança pública, a formação profissional, deixa de ser um desafio porque a criança recebeu o investimento no momento mais adequado, de formação de sua personalidade e do seu cérebro”, disse.

O curso executivo em políticas de primeira infância ministrado nesta segunda-feira (16) visa promover o fortalecimento das políticas públicas necessárias ao fortalecimento das crianças nos primeiros anos de vida. A primeira turma do curso foi desenvolvido para um público reduzido de lideranças e representantes executivos estaduais e federais, mas o programa também vai envolver os 224 municípios do Piauí, como explica a coordenadora do Pacto pelas Crianças, Isabel Fonteles.

“É um curso organizado aos modelos de Harvard que eu fiz há um ano atrás. Trazemos esse curso para cá para capacitar no primeiro momento as lideranças estaduais e numa segunda edição serão os líderes municipais, como prefeitos e secretários, porque a política de primeira infância é executada pelos municípios”, explicou.

Isabel Fonteles, coordenadora do Pacto pelas Crianças - (Ezequiel Araujo / O DIA) Ezequiel Araujo / O DIA
Isabel Fonteles, coordenadora do Pacto pelas Crianças

O curso objetiva ainda mobilizar lideranças executivas e autoridades estratégicas responsáveis pelas políticas voltadas à primeira infância, promovendo a formação e governança qualificada dessas políticas.


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.