Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Carnaval: cerca de 2 mil policiais reforçarão segurança no Piauí

A segurança será intensificada nos 224 municípios do Piauí, com ações preventivas e ostensivas, além de blitzes e abordagens para coibir crimes.

25/02/2025 às 13h31

25/02/2025 às 13h31

A Polícia Militar do Piauí (PMPI) prepara um planejamento para garantir a segurança durante o Carnaval de 2025, que ocorrerá entre os dias 28 de fevereiro a 5 de março. Aproximadamente 2 mil policiais serão mobilizados para reforçar a segurança em todo o estado, com um foco especial no interior, onde diversas cidades tradicionalmente atraem grandes fluxos de turistas e foliões.

Cerca de 2 mil policiais reforçarão segurança no Piauí durante o Carnaval - (Divulgação) Divulgação
Cerca de 2 mil policiais reforçarão segurança no Piauí durante o Carnaval

A região metropolitana de Teresina terá um intenso esquema de segurança. Cerca de 150 eventos, incluindo shows e blocos de rua, solicitaram apoio da PM. Mais de 30 municípios do interior, como Barras, Piripiri, Floriano e Água Branca, também contarão com reforço. “Estamos ajustando nosso policiamento para atender tanto a capital quanto o interior do estado", afirmou o comandante-geral da PMPI, coronel Scheiwann Lopes.

A segurança será intensificada nos 224 municípios do Piauí, com ações preventivas e ostensivas, além de blitzes e abordagens para coibir crimes. O deslocamento das tropas começará na próxima sexta-feira (28). O coronel Lopes explicou que unidades especializadas de Teresina apoiarão os eventos, considerando a descentralização das festividades para diversas regiões do estado.

Região metropolitana de Teresina terá um intenso esquema de segurança - (Divulgação) Divulgação
Região metropolitana de Teresina terá um intenso esquema de segurança

Dicas de segurança

Para garantir um Carnaval seguro, a Polícia Militar aconselha a adoção de algumas medidas de prevenção. O coronel Lopes destaca a importância de revisar o veículo antes de viajar e nunca dirigir sob efeito de álcool. "Se for beber, não dirija. Se for viajar, faça uma revisão no veículo e respeite os limites de velocidade", recomendou.

Além disso, a PM orienta quem for viajar a verificar se portas e janelas de suas casas estão trancadas e a avisar um vizinho de confiança. Para quem participar de festas e blocos de rua, o uso de protetor solar, hidratação constante e o cuidado com os pertences são essenciais.

A Polícia Militar também orienta a evitar o transporte de objetos de valor, como joias e relógios, e prefere-se fazer pagamentos por meio digital, como PIX ou cartões. "Guarde seus pertences com atenção e evite grandes quantias em dinheiro. A PM estará presente para garantir a segurança dos foliões", alertou o comandante.

Combate ao assédio

A major Leoneide Rocha, comandante da Patrulha Maria da Penha, destacou a importância do respeito durante o Carnaval. A corporação estará realizando fiscalização de medidas protetivas e ações educativas contra assédio e importunação sexual. “Assédio não é brincadeira! Se alguém disser ‘não’, respeite. Se presenciar qualquer situação de violência ou abuso, denuncie!”, frisou a major.

A PM reitera que, em caso de qualquer emergência, os foliões devem acionar a segurança do evento ou a Polícia Militar pelo número 190.


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.