A Prefeitura de União vai manter o modelo Cívico Militar na escola municipal Murilo Braga. A unidade escolar aderiu ao Programa Nacional em março de 2022 e, mesmo com o encerramento a nível federal em julho de 2023, o modelo será mantido no município. Para que as atividades se mantenham da melhor forma, o prefeito Gustavo Medeiros se reuniu nesta quinta (13) com a equipe da escola, direção e monitores.
Atualmente, a escola atende 582 alunos do 6º ao 9º ano e já passou por reforma e ampliação de duas salas de aula e foi totalmente climatizada. Hoje está recebendo ampliação de mais uma sala de aula, um laboratório de informática, uma biblioteca, um pátio de formatura coberto e em breve terá um ginásio poliesportivo.
O gestor destaca os avanços na unidade escolar com base em importantes valores como respeito, disciplina e conteúdos conectados à sociedade. Ele assegurou o pleno funcionamento da escola e a manutenção do quadro de militares.
“Vemos alunos disciplinados, dedicados e comprometidos com os estudos, interessados em esportes e aplicados nas atividades realizadas na escola. Com os excelentes resultados obtidos, temos interesse de manter o modelo em nossa cidade”, declarou.
Conforme a secretária de educação, Francisca Castro, além dos reflexos em aprendizagem, o modelo garantiu a redução da evasão escolar na unidade. “A escola hoje é referência no município”, pontuou Francisca Castro.
O programa surgiu com um conceito de gestão nas áreas educacional, didático-pedagógica e visando melhorar o processo de ensino-aprendizagem, se baseando no alto nível dos colégios militares.
A escola busca a disciplina e valores humanos e sociais para a formação completa do cidadão. Professores e demais profissionais da educação são responsáveis pelo trabalho didático-pedagógico.