As eleições municipais de 2024 no Piauí marcaram o rompimento de alianças históricas em várias cidades, incluindo São Raimundo Nonato, no Sul do estado. No município, o grupo político liderado pela prefeita Carmelita Castro (PT) rompeu com o bloco do senador Marcelo Castro (MDB), que apoiou o atual vice-prefeito, Rogério Castro (MDB), eleito prefeito ao derrotar Isaías Neto (PT), candidato indicado pela gestora municipal. Rogério Castro é primo do senador Marcelo Castro, o que fortaleceu ainda mais a aliança do MDB na região.
LEIA TAMBÉM
Apesar do resultado desfavorável, o deputado estadual Hélio Isaías (PT), esposo da prefeita Carmelita Castro, assegura que o grupo político mantém sua força e influência. Em entrevista ao O Dia, Hélio Isaías destacou que o rompimento e a derrota nas urnas não devem impactar sua base eleitoral consolidada em São Raimundo Nonato e região, o que deve ser crucial para sua reeleição à Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) em 2026.
“Como deputado estadual eu sempre tive uma votação expressiva em São Raimundo Nonato. Mesmo não tendo a minha esposa como prefeita, sempre fui um dos deputados estaduais mais votados, não só de São Raimundo Nonato, mas de toda a região em torno da Serra da Capivara pelo trabalho que exercemos lá e em todas as cidades do entorno [...]. Naturalmente o senador Marcelo Castro vai declarar apoio ao outro grupo, mas nosso grupo está lá firme e forte para continuar trabalhando”, disse.
Nos bastidores sugerem informações de que o senador Marcelo Castro pretende dar sustentação à candidatura de Edson Ferreira, ex-deputado estadual e líder do grupo "Ferreira" na região. Isaías minimizou os possíveis efeitos dessa articulação em sua trajetória política, destacando que nunca houve aliança entre os dois grupos.
“Os Ferreiras sempre foram adversários nossos em São Raimundo Nonato. Eu estou aqui nessa Casa a seis mandatos, tive quatro mandatos ao lado do ex-deputado estadual Edson Ferreira. Sempre ele foi votado de um lado e eu do outro. Tivemos o apoio do PMDB, do senador Marcelo Castro, em duas eleições, tanto na de 2018 como em 2022”, destacou.
Resultado das eleições em São Raimundo Nonato
Sobre a derrota de Isaías Neto, candidato do PT, Hélio Isaías reconheceu a vontade popular e destacou a preparação do candidato, mesmo esse tendo sido derrotado nas urnas.
“Às vezes a gente tem os votos da gente e não tem para transferir a outras pessoas. Entretanto, nós respeitamos (a decisão das urnas). Colocamos um jovem, o Isaías Neto, preparado, mas a população de São Raimundo Nonato tomou a sua decisão e nós temos que desejar é que o próximo gestor, que vai assumir a prefeitura, que ele faça um bom trabalhos, porque São Raimundo Nonato está pronta e preparada para continuar no desenvolvimento”, relatou.
Chapa majoritária de 2026
Na oportunidade, Hélio Isaías também comentou as articulações para a chapa majoritária de 2026, indicando o interesse do PT em ampliar seus espaços na composição do governo estadual.
“Isso é normal (busca por ampliação de espaços). Todo partido quer um espaço. Quando você ganha você quer um espaço na gestão [...]. O que os partidos pleiteiam, no caso o PT, é que as siglas mantenham seus espaços dessa chapa majoritária, mas do que o normal. O MDB tem uma vaga de senador e o PSD compõe a outra vaga. O PT pleiteia a vaga de governador e de vice-governador”, concluiu.
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.