Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Policial acusado de estuprar adolescente dentro de delegacia é demitido da corporação

Demissão foi assinada pelo secretário de Segurança, Chico Lucas e publicada no Diário Oficial do Estado; estupro teria acontecido em junho de 2024.

21/01/2025 às 07h43

21/01/2025 às 07h43

O policial civil Ivan Machado Veras foi demitido da Secretaria de Segurança Pública do Piauí (SSP-PI) após a conclusão de um processo administrativo que apontou seu envolvimento no crime de estupro de vulnerável. O caso teria ocorrido dentro da Delegacia de Polícia de Barras, no dia 9 de junho de 2024, por volta das 20h20 onde a vítima, uma adolescente, foi abusada. A decisão, assinada pelo secretário de Segurança Pública, Chico Lucas, e publicada no Diário Oficial do Estado nesta segunda-feira (20).

Sede da Delegacia de Barras. - (Reprodução / Governo do Estado) Reprodução / Governo do Estado
Sede da Delegacia de Barras.

De acordo com o Diário Oficial do Estado, a menor de idade identificada como B. S. de C. procurou a delegacia para obter uma cópia de uma medida protetiva relacionada a um conflito familiar. Segundo as investigações, Ivan estava sozinho de plantão e, após interagir com a adolescente, a conduziu até uma área restrita a servidores, onde os abusos ocorreram.

No depoimento, a vítima relatou que ficou intimidada com a presença constante da arma de fogo do policial, o que a deixou sem reação. Dias após o ocorrido, a adolescente procurou um posto de saúde por temer uma possível gravidez, e foi o momento em que revelou o abuso sofrido. O médico responsável pelo atendimento notificou o Conselho Tutelar, que levou o caso às autoridades policiais no dia 14 de junho de 2024.

Após tomar conhecimento do caso, o policial Lima Júnior, que estava de plantão na época, foi orientado a registrar um boletim de ocorrência em modo restrito e deu início às providências legais, incluindo a requisição de perícias. Durante o inquérito, a vítima descreveu com precisão o ambiente do alojamento, mencionando detalhes como a existência de uma beliche e um espelho de parede. A gravidade das acusações levou à solicitação da prisão preventiva de Ivan Machado Veras, além da suspensão do porte de arma.

O processo administrativo concluiu pela penalidade de demissão do servidor, confirmando sua responsabilidade nos atos denunciados. A demissão foi assinada pelo secretário Chico Lucas com efeitos a partir da publicação no DOU. As investigações seguem a cargo da Polícia Civil.

Piauí registra 1.206 casos de estupro de vulnerável em menos de dois anos

O Piauí enfrenta uma triste realidade no que diz respeito à violência sexual contra crianças e adolescentes. Entre janeiro de 2023 e agosto de 2024, o estado registrou 1.206 casos de estupro de vulnerável, segundo dados da Secretaria de Segurança Pública pelo Tribunal de Contas do Estado do Piauí.

Piauí registra 1.206 casos de estupro de vulnerável em menos de dois anos - (Freepik) Freepik
Piauí registra 1.206 casos de estupro de vulnerável em menos de dois anos

O estupro de vulnerável é um crime sexual cometido contra pessoas que não têm capacidade de consentir ou resistir devido à sua condição de vulnerabilidade, como crianças e adolescentes menores de 14 anos, pessoas com deficiência mental ou física, ou aquelas em situação de incapacidade temporária.


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.