O deputado estadual Pablo Santos (MDB) foi exonerado da Secretaria de Turismo do Piauí em portaria publicada pelo Governador Rafael Fonteles do diário oficial da última sexta (09). O parlamentar deixa a pasta para concorrer à Prefeitura de Picos em outubro. Para o lugar de Pablo Santos o governador nomeou o advogado José Neto Monteiro que era diretor de eventos e patrocínios da Secretaria de Turismo.
A saída de Pablo Santos já era aguardada uma vez que o parlamentar já tinha oficializado sua pré-candidatura à prefeitura da terceira maior cidade do estado. Pablo voltará para a Assembleia Legislativa e deve intensificar as ações de pré-campanha em Picos.
Após mais de um ano à frente da pasta do Turismo do Piauí, Pablo Santos agradeceu à equipe da Secretaria do Turismo (Setur) e ao governador Rafael Fonteles, além de citar a importância da integração com o trade turístico do Piauí.
“Fizemos um bom trabalho durante a gestão, temos inúmeros projetos executados e outros encaminhados que, certamente, serão bem conduzidos pelo José Neto Monteiro, que já tem serviços prestados e vinha desempenhando um excelente trabalho enquanto diretor. Não posso também deixar de agradecer ao trade, que nos abraçou. Quando nós nos comunicamos bem, as pessoas entendem, e a nossa mensagem chegou aos quatro cantos do estado. Encerro esse ciclo muito feliz e grato”, destaca o deputado estadual.
José Neto Monteiro agradeceu a nomeação e ciou os trabalhos que estão em andamento pela secretaria. “Na Setur já alcançamos grandes conquistas e continuaremos no nosso foco, que é a implementação de políticas públicas e infraestrutura em turismo com sustentabilidade e desenvolvimento social. Vamos, juntos, consolidar o Sistema Estadual de Turismo com o Plano Estadual de Turismo e Observatório de Inteligência Turística que já estão em fase de licitação, o Plano Estadual de Marketing Turístico, além do Sietur, que é o Sistema Estadual de Incentivo ao Turismo que fomentará, ainda mais, o setor com diversos projetos nas mais diversas áreas, que serão apoiados pela secretaria”, finaliza Monteiro.
Em Picos, terceiro maior colegiado, com 52.758 eleitores, dois blocos já se definiram para a disputa. O prefeito Gil Paraibano (Progressistas) disputará a reeleição e enfrentará Pablo Santos (MDB). Em um cenário de desequilíbrio das forças, Gil Paraibano enfrentará, além da máquina estadual, cinco deputados estaduais com raízes no municípios. Até mesmo Dr. Thales, do partido de Gil Paraibano, apoiará Pablo Santos. Também estarão ao lado de Pablo os picoenses Severo Eulálio (MBD), Nerinho (PT), e Coronel Carlos Augusto (MDB).
No último dia 30 de janeiro o deputado licenciado e secretário de Saúde de Picos, Aldo Gil (Progressistas) e o prefeito de Picos, Gil Paraibano, anunciaram a saída do grupo do ex-prefeito José Néri de Sousa (PT) da base governista municipal. O pai do deputado Nerinho indicou na composição a própria irmã do deputado, Xandú Neri, para a cadeira de vice de Gil Paraibano.
Outros nomes também deverão sair
Além de Pablo Santos outros nomes devem ser exonerados do primeiro escalão estadual para a disputa de eleições municipais. De acordo com a legislação eleitoral, quem ocupar cargos em comissão na administração direta deve deixar o posto de trabalho no máximo seis meses antes do pleito, dia 06 de abril. A desincompatibilização é uma exigência para que secretários sejam candidatos.
Dois nomes são especulados para deixar o governo de Rafael Fonteles e disputarem eleições municipais no interior do estado. O Secretário de Meio Ambiente, Daniel Oliveira, é cotado para se candidatar a prefeitura de Canto do Buriti, já o diretor administrativo da Agespisa, Clemilton Queiroz, deve ser candidato a prefeito na cidade de Amarante.