Quase 10 anos após o crime, Rodinei Duarte da Silva foi condenado a 16 anos e 6 meses de prisão pelo assassinato de sua ex-companheira, Ivanete de Carvalho Costa, em Bom Jesus, no Sul do Piauí. A decisão foi tomada no dia 13 de março, após julgamento realizado no Tribunal Popular do Júri da Comarca de Bom Jesus. O réu foi condenado pelo crime de homicídio qualificado, com a agravante de feminicídio.

De acordo com a denúncia do Ministério Público do Piauí (MPPI), no dia 7 de julho de 2016, Rodinei asfixiou Ivanete, motivado pela condição de ela ser mulher. A acusação foi confirmada pelo Conselho de Sentença, que, por maioria de votos, reconheceu a ocorrência de feminicídio.
O Ministério Público, representado pelos promotores de Justiça Francildo Corrêa Teixeira e Mariana Perdigão Coutinho Gelio, destacou o caráter brutal e motivado por questões de gênero do crime. Com a sentença, Rodinei Duarte da Silva cumprirá sua pena em regime fechado.
LEIA TAMBÉM
Piauí registra 10 feminicídios em 2025 e números podem superar 2024
Até o dia 11 de março, 10 mulheres tiveram suas vidas ceifadas pelos, maridos, namorados ou companheiros, a maioria foi morta dentro do ambiente domiciliar. O número já representa 25% do número total de feminicídios registrados pelos órgãos de segurança pública do Piauí em 2024 - foram 40 ao todo, no ano passado.
Na média mensal, os índices até estão dentro da média. Porém, se considerarmos que o mês de março ainda está no seu início, o surgimento de novos casos pode - infelizmente - elevar os índices do ano anterior.
- Em 2024, foram 40 feminicídios registrados - média de 3,3 feminicídios por mês;
- Em 2025, foram 10 feminicídios registrados - Média de 3,3 feminicídios por mês (porém, mês de março ainda não acabou).
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.