Foi encontrado por volta das 6h da manhã deste sábado (17) o corpo do atleta Lívio Claudener, que havia desaparecido na Barragem do Bezerro, em José de Freitas, após a canoa em que ele estava virar. A informação foi confirmada ao Portalodia.com pelo professor de canoagem da escolinha da qual Lívio fazia parte.
Til Neves informou que o corpo do atleta foi localizado por um barraqueiro a cerca de 300 metros do local onde havia desaparecido. O corpo estava a aproximadamente 60 metros da margem. A família do atleta já se encontra na Barragem do Bezerro aguardando a perícia da Polícia Civil e o IML.
Lívio Claudener foi o único dos quatro atletas que não conseguiu se salvar após as canoas em que treinavam virarem com a forte chuva que atingiu José de Freitas na tarde da quinta-feira (14). Ele e seus colegas estavam na companhia do treinador Diego Viana quando foram surpreendidos por um vento intenso que criou ondas na lâmina d’água e fez seus equipamentos virarem.
Os demais atletas – Pedro Henrique, Luís Neto, Raimundo Neto e Ariel, conseguiram nadar até a margem junto com o treinador. Mas Lívio acabou sendo levado pela correnteza e desapareceu nas águas da barragem pouco depois. Populares que testemunharam o ocorrido se mobilizaram pra procurar o atleta e uma guarnição dos Bombeiros foi acionada, mas as buscas oficiais só começaram na manhã seguinte devido à pouca luminosidade durante a noite.
Durante todo o dia de ontem (16), mergulhadores do Corpo de Bombeiros vasculharam a Barragem do Bezerro à procura do corpo de Lívio contando com a ajuda de populares, mas o atleta só foi localizado, já sem vida, nas primeiras horas desta manhã (17).
O professor Til Neves lamentou a tragédia e disse que o momento agora é de prestar solidariedade e assistência à família de Lívio.
Ainda não se tem informações sobre o velório de Lívio Claudener. Uma equipe do IML de Teresina se deslocou para José de Freitas para auxiliar a polícia no trabalho de perícia.
Lívio Claudener tinha 16 anos e era atleta de canoagem de velocidade na categoria cadete. Em 2022 e 2023 ele participou de diversas competições a nível estadual e nacional representando o Piauí e havia conquistado medalhas de prata e bronze. Lívio ganhando notoriedade no cenário brasileiro da canoagem de velocidade e treinava na escolinha Iporanga Canoagem.