A Prefeitura Municipal de Patos do Piauí, a 410 Km de Teresina, suspendeu as aulas na rede municipal de ensino em razão dos alagamentos provocados pela chuva nas estradas vicinais da cidade. É que com o expressivo volume de chuva registrado na região nos últimos dias, muitas estradas que ligam a zona Rural à sede do Município ficaram intrafegáveis, impossibilitando o transporte escolar.
A medida consta em decreto assinado pelo prefeito Joaquim Lopes dos Reis Neto e publicado no Diário Oficial do Município desta segunda-feira (26). Para suspender as aulas, o gestor considerou que a maior parte dos estudantes das escolas de Patos do Piauí são residentes na zona Rural e os acessos encontram-se intrafegáveis em vários pontos. A suspensão das aulas é para evitar que os alunos que moram na zona Rural fiquem prejudicados.
No decreto, o prefeito Joaquim Lopes destaca que as aulas dos dias de suspensão serão repostas conforme organização do calendário escolar acordado entre os sistemas de Educação no Município e sem prejudicar o cumprimento do ano letivo escolar.
As aulas em Patos do Piauí ficarão suspensas do dia 26 de fevereiro ao dia 08 de março. Assim como as aulas, todas as outras atividades ligadas à Educação no Município também estarão temporariamente suspensas. O novo calendário escolar será divulgado posteriormente.
LEIA TAMBÉM
Piauí tem dois alertas de chuva vigentes nas próximas 24 horas
O Centro de Gerenciamento de Risco da Defesa Civil Estadual do Piauí recebeu do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) um alerta laranja de perigo real de chuva para toda a faixa norte do Litoral do Estado até o Vale do Longá, e do Centro-Norte, partindo da Grande Teresina ao Médio Parnaíba e chegando até a região de Valença.
Este alerta indica chuva intensa nas próximas 24 horas nestas regiões. Sobreposto a este alerta laranja, há ainda um alerta amarelo que aponta para a aproximação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT). O climatologista Werton Costa explica o que significa este segundo alerta.
“As chuvas devem continuar durante toda a semana, finalizando o mês de fevereiro como um mês chuvoso. A Defesa Civil recomenda máxima atenção comas áreas sujeitas a alagamentos e, principalmente, as áreas abertas. Busque abrigo seguro Mantenha firme atenção com o protocolo de proteção à vida”, orienta o climatologista.