A Universidade Estadual do Piauí (Uespi) comunicou, nessa segunda-feira (18), que os estudantes do Campus de Uruçuí, distante a 439 KM de Teresina, estão sendo realocados para um novo prédio após os estragos causados pelo incêndio que assolou o local no último domingo (17). As chamas foram vistas de vários pontos do município.
Nesse momento, as aulas da instituição permanecem de forma remota e com atividades de campo até sexta-feira (22). A partir da próxima semana, a instituição escolhida para realocar os alunos é a Escola Estadual Cícero Coelho. No novo local, os primeiros cursos que voltarão serão os de Agronomia, Administração e Pedagogia.
O reitor da Uespi, Evandro Sousa, está nas dependências da instituição avaliando os prejuízos. Segundo ele, soluções imediatas e a curto prazo estão sendo feitas para diminuir os efeitos do acontecimento.
Na oportunidade, o Evandro Sousa destacou que uma equipe técnica está fazendo um levantamento inicial para que possa embasar um relatório e, assim, auxiliar na licitação da reforma do prédio.
“A equipe de Engenharia e Arquitetura da Uespi veio comigo e com o Prof. Lucidio Beserra. Eles irão elaborar o relatório do que será acrescido ao contrato objeto da licitação em curso. Nessa licitação já estava prevista reforma em todo o campus, no valor de 2 milhões e 512 mil, além de outra no valor de mais de 716 mil”, finalizou.
Entenda o caso
Um incêndio de grandes proporções atingiu no início da tarde do último domingo (17) o campus da Universidade Estadual do Piauí (Uespi) localizado no município de Uruçuí, no Sul do Estado. O fogo consumiu parte do telhado da instituição, destruiu um depósito e parte de várias salas de aula.
A Polícia Militar de Uruçuí disse que a principal suspeita é que um curto circuito em um aparelho de ar-condicionado pode ter provocado o incêndio e logo o fogo se propagou por outros cômodos da estrutura.