Uma das principais referências do Manchester City nos últimos anos, Kevin de Bruyne confirmou que deixará o clube ao final da temporada 2024/25. O anúncio foi feito nesta sexta-feira (4), através das redes sociais do jogador. Com contrato válido até junho de 2025, o meia belga de 33 anos decidiu não renovar seu vínculo, encerrando uma trajetória de quase uma década com a equipe inglesa.

Kevin de Bruyne chegou ao Manchester City em agosto de 2015, vindo do Wolfsburg, da Alemanha. Na época, o clube inglês pagou cerca de 76 milhões de euros (R$ 303,7 milhões na cotação da época) para contratá-lo. Logo em sua primeira temporada, foi eleito o melhor jogador do elenco pelos torcedores, destacando-se com 17 gols e 15 assistências.
O meio-campista foi peça fundamental na equipe comandada por Pep Guardiola, que assumiu o clube em 2016. Sob o comando do treinador espanhol, De Bruyne atingiu seu auge técnico e ajudou o City a conquistar títulos expressivos, incluindo seis edições da Premier League e a primeira Liga dos Campeões da história do clube.
No comunicado divulgado, De Bruyne fez questão de expressar sua gratidão pelo clube e pela cidade. "Este lugar sempre será nosso lar. Não temos palavras para agradecer à cidade, ao clube, à comissão técnica, aos companheiros de equipe, aos amigos e à família por esta jornada de 10 anos", escreveu o belga.
Apesar do anúncio da saída, Kevin de Bruyne não revelou qual será seu próximo destino no futebol. Nos últimos meses, surgiram especulações sobre um possível interesse de clubes da Arábia Saudita, da MLS e até um retorno ao futebol alemão. No entanto, o jogador ainda não confirmou qualquer negociação.
Com a confirmação de sua saída, os torcedores do Manchester City agora se preparam para os últimos meses de De Bruyne no clube. O meia seguirá defendendo a equipe até o final da temporada 2024/25, quando encerrará sua passagem no Manchester City. "Queiramos ou não, chegou a hora de dizer adeus. Suri, Rome, Mason, Michèle e eu somos imensamente gratos por tudo o que este lugar significou para nossa família. "Manchester" estará para sempre nos passaportes dos nossos filhos— e, mais importante ainda, em cada um de nossos corações", escreveu o jogador em sua despedida.
Números e títulos de De Bruyne pelo City
Ao longo de sua passagem pelo clube, o camisa 17 acumulou títulos e estatísticas impressionantes:
- 413 jogos disputados
- 106 gols marcados
- 174 assistências
Principais títulos
- 1 Liga dos Campeões da UEFA (2022-23)
- 6 Premier Leagues (2017-18, 2018-19, 2020-21, 2021-22, 2022-23, 2023-24)
- 5 Copas da Liga Inglesa
- 2 Copas da Inglaterra
- 2 Supercopas da Inglaterra
- 1 Supercopa da UEFA
- 1 Mundial de Clubes
Confira o comunicado de Kevin de Bruyne se despedindo do Manchester City
"Querida Manchester,
Ao ler isto, você provavelmente já sabe para onde isso está indo. Então, vou direto ao ponto e deixar todos cientes de que estes serão meus últimos meses como jogador do Manchester City.
Nada disso é fácil de escrever, mas como jogadores de futebol, todos sabemos que esse dia chega em algum momento. Esse dia chegou, e vocês merecem ouvir isso primeiro de mim.
O futebol me trouxe até vocês e até esta cidade. Perseguindo meu sonho, sem saber que esse período mudaria minha vida. Esta cidade. Este clube. Estas pessoas... me deram tudo. Eu não tive outra escolha a não ser retribuir tudo de volta! E adivinhem só - nós conquistamos tudo.
Queiramos ou não, chegou a hora de dizer adeus. Suri, Rome, Mason, Michèle e eu somos imensamente gratos por tudo o que este lugar significou para nossa família. "Manchester" estará para sempre nos passaportes dos nossos filhos— e, mais importante ainda, em cada um de nossos corações.
Este lugar sempre será nosso lar. Não temos palavras para agradecer à cidade, ao clube, à comissão técnica, aos companheiros de equipe, aos amigos e à família por esta jornada de 10 anos.
Toda história chega ao fim, mas esta, com certeza, foi o melhor capítulo. Vamos aproveitar juntos estes últimos momentos!"
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.