A tendência agora é rosa-choque! Diretamente do filme da Barbie, a cor invadiu o guarda-roupa e as ruas e tem conquistado os amantes da moda barbiecore, um estilo cada vez mais forte no mundo fashion. A estreia do live-action está marcada para esta quinta-feira (20), mas muitos já aderiram às cores vibrantes e aos diversos tons de rosa, caraterística marcante da boneca mais famosa do mundo.
O filme Barbie, produzido por Greta Gerwig e estrelado por Margot Robbie e Ryan Gosling, mostra o universo barbiecore. As referências dominaram as passarelas e foram inspirações para grandes marcas como Balenciaga e Valentino, que lançaram suas coleções all pink.
Saindo do período pandêmico, onde as pessoas aderiram ao moletom e cores mais sóbrias, a Barbiecore traz a moda Dopamina, com cores alegres e vibrante pós-Covid. Esse estilo faz referência aos looks que causam sensação de prazer, levando essa substância do cérebro para todo o corpo, promovendo felicidade, prazer e satisfação.
Mas, afinal, o que é estilo Barbiecore e como usá-lo no dia a dia?
Conhecida como Barbiecore, a nova tendência consiste, basicamente, em adotar roupas, acessórios, penteados e maquiagens que remetam à boneca Barbie. Nesse sentido, a característica mais marcante da tendência é a cor que vem à mente logo que pensamos na boneca: o rosa nos mais variados tons, expressando a feminilidade e o empoderamento.
O cabelo em rabo de cavalo é outra inspiração do universo Barbie, além da maquiagem com tons rosados. Esse é o primeiro passo para aderir ao estilo e incorporá-lo no dia a dia. Para quem tem receio de mergulhar de cabeça no universo cor de rosa, a dica é inserir aos poucos, usando tons de rosa em detalhes ou acessórios, ou ainda mesclando com outras cores, como o preto ou branco.
E quem acha que não é possível usar o estilo Barbiecore no trabalho, está completamente enganado. Jeniffer Ferreira, consultora de imagem, explica que a cor rosa é perfeita para trazer mais estilo e energia nos looks do dia a dia. Mesmo em ambientes mais formais, o rosa pode se fazer presente.
A consultora destaca a junção entre a cor e a modelagem da peça precisa ser bem pensada, levando em consideração a ocasião que será usada. Isso porque os tons mais claros de rosa remetem à delicadeza e suavidade em ambientes formais, possibilitando a criação de um look monocromático. Para quem deseja ousar um pouco mais, é possível combinar outro tom de rosa mais escuro e aplicá-lo em acessórios, por exemplo.
Outra ideia para quem quer aderir ao Barbiecore, mas não gosta do look inteiro rosa, é usar as estampas a seu favor, equilibrando o rosa com a presença de outras cores. Começar a introduzir o rosa aos poucos nas suas produções, vale apostar em algumas peças por vez. Podemos trazer o rosa apenas na maquiagem, ou em acessórios como bolsas, cintos e sapatos.
“Dependendo da ocasião, o segredo é saber como usar esse tom que é tão chamativo com outras peças para equilibrar a produção. Então é escolher os elementos de tendência que você mais gosta e trazer para o seu visual. Não existe uma idade específica para aderir à tendência. Só dar um toque especial na sua produção, até apenas pontuar um detalhe na cor rosa já está valendo”, completa Jeniffer Ferreira.