Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Retrospectiva 2023: Sistema O Dia conquista 11 premiações em concursos de Jornalismo; veja

Ao todo, foram 11 prêmios conquistados nas categorias Webjornalismo, Jornal Impresso, Fotojornalismo e TV

23/12/2023 às 11h29

23/12/2023 às 11h29

Em 2023, os jornalistas que integram o Sistema O Dia foram premiados nos principais concursos de Reportagem do Piauí. Ao todo, foram 11 prêmios conquistados nas categorias Webjornalismo, Jornal Impresso, Fotojornalismo e TV.

Prêmio da Águas de Teresina

Sete profissionais do Sistema O DIA de Comunicação conquistaram as premiações das categorias webjornalismo, jornalismo impresso e fotojornalismo no concurso de reportagem da concessionária Águas de Teresina. A reportagem “Água tratada gera renda e traz dignidade a famílias teresinenses”, das jornalistas Maria Clara Estrela e Nathália Amaral, ficou com o 1º lugar na categoria de web ao mostrar que o simples fato do encanamento em bairros periféricos da capital permite que moradores montem os próprios negócios e tenham renda de até R$ 2 mil.

Sete prêmios foram conquistados pelos profissionais do Sistema O Dia - (Arquivo/ODIA) Arquivo/ODIA
Sete prêmios foram conquistados pelos profissionais do Sistema O Dia

Na mesma categoria, os jornalistas Jorge Machado e Emelly Alves faturaram o 2º lugar com a reportagem “Avanço no saneamento gera desenvolvimento socioeconômico para população de Teresina”, que apresentou os desafios de garantir a universalização do esgotamento sanitário na capital do Piauí.

Em fotojornalismo, O Dia também ficou com os dois primeiros lugares. O fotógrafo Jailson Soares conquistou o 1º lugar, enquanto Jorge Machado ficou com o 2º lugar. Na categoria impresso, o jornal O Dia garantiu o 2º lugar com a reportagem “Água, elemento de inclusão”, das jornalistas Isabela Lopes e Ithyara Borges. No impresso, Isabela Lopes e Ithyara Borges (Água, elemento de inclusão) ficaram em segundo lugar.

Emelly Alves, 1º lugar no Prêmio Sebrae de Jornalismo

Em setembro, a repórter do Sistema O Dia de Comunicação, Emelly Alves, conquistou o primeiro lugar do Prêmio Sebrae de Jornalismo. Em sua 10ª edição, a premiação reconheceu as melhores notícias veiculadas na imprensa sobre a contribuição dos pequenos negócios para o desenvolvimento econômico e social do Brasil.

Emelly Alves, Sistema O Dia, Prêmio Sebrae de Jornalismo - (Assis Fernandes/O Dia) Assis Fernandes/O Dia
Emelly Alves, Sistema O Dia, Prêmio Sebrae de Jornalismo

A repórter ficou em primeiro lugar entre os 15 melhores selecionados, recebendo o troféu da categoria estadual. A repórter do Sistema O Dia, Isabela Lopes, também ficou entre os outros 14 finalistas. A matéria com a qual Emelly Alves ganhou a etapa estadual do Prêmio de Jornalismo do Sebrae foi publicada no dia 3 de junho no Portalodia.com. O texto fala sobre empreendedorismo no artesanato do Piauí e como os pequenos negócios desse ramo são sucesso em vendas tanto na modalidade convencional quanto no e-commerce.

Emelly Alves, Isabela Lopes, Sistema O Dia, Prêmio de Jornalismo Sebrae - (Assis Fernandes/O Dia) Assis Fernandes/O Dia
Emelly Alves, Isabela Lopes, Sistema O Dia, Prêmio de Jornalismo Sebrae

Este é o segundo prêmio que a repórter conquista na carreira. Em 2021, quando ainda era estagiária de Jornalismo no Sistema O Dia, Emelly também conquistou o primeiro lugar na categoria Texto no 8º Prêmio Sebrae de Jornalismo. Hoje formada, ela diz ser uma honra ter seu trabalho reconhecido.

O DIA conquista prêmios portal e impresso da Caminhada da Fraternidade

As jornalistas Maria Clara Estrêla e Nathalia Amaral, do Sistema O Dia de Comunicação foram as grandes vencedoras do 19º Concurso de Reportagem Dom Avelar Brandão Vilela, promovido pela Arquidiocese de Teresina. As jornalistas conquistaram o 1º Lugar nas categorias Portal e Impresso, respectivamente. As matérias foram desenvolvidas durante a 28ª Caminhada da Fraternidade, que teve como tema “O amor chamou, eu vou”. Para sua matéria publicada no Portal ODIA.com, intitulada “Como você manifesta o amor que sente?”, a repórter Maria Clara Estrêla ressaltou que se inspirou nos pequenos gestos, mas que causam grandes mudanças, desenvolvidos através das ações, da fraternidade, da doação, da entrega e do amor ao próximo.

A repórter Nathalia Amaral escreveu a matéria “Uma caminhada de cuidado e acolhida: o amor está na doação”, publicada no Impresso. Nas páginas do jornal, ela contou histórias de pessoas que ouviram o chamado do amor, especialmente ao próximo. “São pessoas que, através das suas ações, tanto na caminhada, como para além dela, conseguem demonstrar o seu amor ao próximo e, principalmente, por Deus. A caminhada é um momento muito bonito, de ver as pessoas em comunhão e poder contar tantas histórias de amor e devoção”, comenta.

A Caminhada da Fraternidade é uma das diversas ações realizadas pela Ação Social Arquidiocesana (ASA), que desenvolve serviços e presta atendimento especializado aos enfermos, idosos, crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade ou atingidas por diferentes formas de violência.

O Dia é campeoníssimo no concurso de reportagem do Ministério Público

Sistema O Dia de Comunicação foi o grande vencedor em três das quatro categorias do concurso. As reportagens da O Dia TV, Jornal O Dia e Portal O Dia ficaram em primeiro lugar nas categorias TV, Jornal Impresso e Webjornalismo. Ao todo, seis jornalistas do Sistema foram premiados no concurso. Na categoria TV, receberam o prêmio a repórter Joelma Abreu e a produtora de TV Josy Fernandes (“Reportagem: Ministério Público e o Direito do Surdo”); já na categoria Jornal Impresso, os repórteres Emelly Alves e Jorge Machado conquistaram o primeiro lugar (Reportagem: “Por um Piauí mais limpo: A luta pelo fim dos lixões à céu aberto”).

Na categoria webjornalismo, Maria Clara Estrêla e Nathalia Amaral foram as vencedoras (Reportagem: “Reconstruindo vínculos: O diálogo como chave para a reparação familiar”). A O Dia TV ainda conquistou o 3º lugar com a reportagem de Raimundo Lima, com produção de Jéssica Sales (Ministério Público na atuação dos direitos da Pessoa com Deficiência). Os jornalistas vencedores comemoraram o resultado e afirmaram que o Sistema O Dia de Comunicação já possui tradição em conquistar prêmios de reportagem.

A equipe da O DIA TV decidiu focar nos desafios que a comunidade surda enfrenta para ter os seus direitos garantidos. Para isso, destacaram a atuação da Promotoria da Pessoa com Deficiência, coordenada pela promotora Marlúcia Evaristo. Os repórteres Jorge Machado e Emelly Alves destacaram no trabalho vencedor da categoria Jornal Impresso o projeto "Por um Piauí mais limpo", desenvolvido pelo Ministério Público do Piauí, que trata sobre questões relacionadas à gestão de resíduos sólidos no estado do Piauí.