O resultado dos selecionados na primeira chamada do processo seletivo de 2024 do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que estava previsto para sair na terça-feira (30), foi adiado para esta quarta-feira (31) pelo Ministério da Educação (MEC). O horário ainda não foi confirmado.
O resultado do Sisu 2024 será publicado no site do programa. Confira aqui!
Segundo a Subsecretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação do MEC, área responsável pela operacionalização do Sisu, a divulgação não ocorreu na terça devido a “problemas técnicos no sistema”, o que levou a pasta a reiniciar os protocolos de homologação.
Gerido pelo ministério, o Sisu reúne as vagas ofertadas por instituições públicas de ensino superior no Brasil. O sistema executa a seleção dos estudantes com base na média da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) até o limite da oferta das vagas, por curso e modalidade de concorrência, conforme as escolhas dos candidatos inscritos e o perfil socioeconômico para a Lei de Cotas.
LEIA TAMBÉM
A edição deste primeiro semestre, que será a única do ano, disponibiliza 264 mil vagas em 127 instituições. No Piauí, são 10.585 vagas na Universidade Federal do Piauí (UFPI), Universidade Estadual do Piauí (Uespi) e Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar). Estas vagas estão distribuídas da seguinte forma:
UFPI – 5.264 vagas;
Uespi – 4.285 vagas;
UFDPar – 1.036 vagas.
Mais de 1,2 milhão de candidatos se inscreveram no Sisu em 2024 em todo o Brasil. Os cursos mais concorridos, ou seja, aqueles com o maior número de inscrições para o número de vagas, são Medicina, Direito, Administração, Psicologia e Enfermagem.
Cronograma
Com a divulgação do resultado do Sisu 2024, começa, agora, o prazo para matrícula nas instituições públicas de ensino superior. As matrículas iniciam na quinta-feira (1º) e vão até 7 de fevereiro. Os estudantes não selecionados devem manifestar interesse em participar da lista de espera também até 7 de fevereiro. Essa manifestação deve ser feita pelo portal de acesso único no endereço acessounico.gov.br.
A novidade deste ano é a lista de espera poderá ser utilizada durante todo o ano pelas instituições participantes para o preenchimento das vagas não ocupadas na chamada regular.
Vale lembrar que, na segunda-feira (29), foram abertas as inscrições para o Programa Universidade para Todos (ProUni), que vai garantir 406 mil bolsas para cursos em instituições privadas de ensino superior. Desse total, mais de 308 mil serão integrais e 97 mil serão parciais, de até 50% de desconto nas mensalidades em mais de 15 mil cursos.
Para se inscrever no Prouni é preciso ter participado da edição do Enem em 2023 ou 2022 e ter obtido pelo menos 450 pontos de média nas notas de todas as provas. O candidato não pode ter zerado a Redação. As inscrições para o Prouni vão até quinta-feira (1º) e devem ser feitas também no site acessounico.gov.br. A primeira chamada acontecerá em 6 de fevereiro e a segunda, em 27 de fevereiro.