Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Lula defende presunção de inocência para Bolsonaro após denúncias da PGR

Presidente se manifestou sobre as denúncias feitas pela Procuradoria-Geral da República (PGR) contra o ex-presidente Jair Bolsonaro

19/02/2025 às 17h21

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se manifestou, nesta quarta-feira (19), sobre as denúncias feitas pela Procuradoria-Geral da República (PGR) contra o ex-presidente Jair Bolsonaro. Lula destacou que, como líder do país, garante que Bolsonaro, assim como qualquer outro cidadão, tenha o direito à presunção de inocência e à ampla defesa no processo.

Lula defende presunção de inocência para Bolsonaro após denúncias da PGR - (Marcelo Camargo/Agência Brasil) Marcelo Camargo/Agência Brasil
Lula defende presunção de inocência para Bolsonaro após denúncias da PGR

Na terça-feira (18), a PGR formalizou a denúncia de Bolsonaro e outras 33 pessoas ao Supremo Tribunal Federal (STF) pelos crimes de tentativa de golpe de Estado, abolição violenta do Estado Democrático de Direito e organização criminosa, em um suposto plano para impedir a posse do presidente Lula. As acusações têm como base o inquérito da Polícia Federal (PF).

Em coletiva de imprensa no Palácio do Planalto, após encontro com o primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, Lula declarou: "A única coisa que eu posso dizer é que, nesse país, no tempo em que eu governo o Brasil, todas as pessoas têm direito à presunção de inocência."

O presidente ainda ressaltou que a denúncia da PGR é apenas o início do processo judicial e que, caso as acusações não se provem verdadeiras, os envolvidos poderão ser absolvidos. "Se eles provarem que não tentaram dar golpe, e se eles provarem que não tentaram matar o presidente, o vice-presidente e o presidente do Superior Tribunal Eleitoral, eles ficarão livres", disse Lula.

A defesa de Bolsonaro, por sua vez, refutou as alegações e afirmou que o ex-presidente "jamais compactuou com qualquer movimento que visasse a desconstrução do Estado Democrático de Direito". O processo agora segue para a Suprema Corte, onde os denunciados terão a oportunidade de apresentar sua defesa.


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.

Com informações da Agência Brasil