Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Em decisão do STF, guardas municipais podem realizar policiamento ostensivo

A Corte estabeleceu que qualquer regulamentação municipal sobre o tema deve seguir as diretrizes da Constituição Federal.

21/02/2025 às 17h44

21/02/2025 às 17h44

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu na quinta-feira (20),que os municípios podem criar leis para permitir que guardas municipais atuem na segurança urbana, incluindo o policiamento ostensivo comunitário. No entanto, essas atividades devem ser desenvolvidas de forma cooperativa, sem substituir as funções das polícias Civil e Militar, que seguem regulamentações específicas da Constituição e das normas estaduais.

Fachada do Supremo Tribunal Federal - (Pedro França/ Agência Senado) Pedro França/ Agência Senado
Fachada do Supremo Tribunal Federal

A decisão gerou preocupações na Confederação Nacional de Municípios (CNM), que alertou para a falta de financiamento adequado para que os municípios assumam essa responsabilidade.

A entidade argumentou que os problemas na segurança pública, que são de competência estadual, acabam sendo transferidos para as prefeituras, que já enfrentam dificuldades financeiras para manter serviços essenciais como saúde, educação e assistência social. Além disso, reforça que a segurança pública exige altos investimentos em infraestrutura e capacitação dos agentes.

O julgamento ocorreu no Recurso Extraordinário (RE) 608588, com repercussão geral, o que significa que a decisão deverá ser aplicada a casos semelhantes em todo o país. O STF definiu que, embora não possam realizar investigações, os guardas municipais podem atuar na proteção de pessoas, bens e serviços, além de realizar prisões em flagrante. Sua atuação deve se limitar ao âmbito municipal, sempre em cooperação com os demais órgãos de segurança e sob a fiscalização do Ministério Público.

A Corte também estabeleceu que qualquer regulamentação municipal sobre o tema deve seguir as diretrizes gerais fixadas pelo Congresso Nacional, conforme previsto na Constituição Federal.


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.