O Botafogo se garantiu na 3ª fase prévia da Libertadores após golear o Aurora (Bolívia) por 6 a 0, na noite desta quarta-feira (28) no estádio Nilton Santos, em partida de volta da segunda fase preliminar da principal competição de clubes da América do Sul. O destaque da partida foi o atacante Júnior Santos, que marcou em quatro vezes.
O jogo
Após o empate decepcionante na altitude da Bolívia no jogo de ida, o Botafogo, respaldado pelo apoio da torcida, correspondeu às expectativas e à promessa do técnico interino Fabio Matias, impondo-se desde o início do confronto. Aos dois minutos, Damián Suárez recuperou a bola na defesa, Eduardo acionou Tiquinho Soares, que avançou pela direita e cruzou para o meio, onde Savarino furou, mas Júnior Santos conferiu, abrindo o placar em 1 a 0.
Frente a um adversário com evidentes limitações, atuando em seu campo, que propicia um jogo mais veloz, o Botafogo permaneceu dominante. Savarino chegou a marcar o segundo gol aos 7 minutos, porém, estava em posição irregular. O êxtase veio aos 14 minutos, quando Damián Suárez cruzou para a área, Tiquinho Soares controlou no peito, finalizou, Akólogo defendeu, e o próprio camisa 9 aproveitou o rebote, encerrando um jejum de seis jogos sem marcar e ampliando para 2 a 0.
Após o segundo gol, o Botafogo reduziu a intensidade, mas ainda encontrava espaços para criar oportunidades. Aos 20 minutos, Danilo Barbosa quase marcou, mas o chute saiu desviado. Nos acréscimos, Savarino aumentou a vantagem, tabelando com Eduardo, avançando pelo lado esquerdo e acertando um belo chute no ângulo, selando o resultado em 3 a 0 no Estádio Nilton Santos.
Na segunda etapa, o Botafogo manteve o ritmo. Aos cinco minutos, Tiquinho Soares deu um toque de letra, e Hugo finalizou, mas Akólogo fez a defesa. No lance seguinte, o camisa 9 serviu Júnior Santos, que tocou na saída do goleiro do Aurora, fazendo 4 a 0. Três minutos depois, Tiquinho marcou novamente, mas o gol foi anulado por impedimento.
O domínio alvinegro persistiu. Aos 16 minutos, Tiquinho Soares deu um toque de letra em uma bela jogada, Eduardo lançou, e Savarino parou no goleiro. Aos 23 minutos, a rede balançou novamente. Kauê roubou a bola na frente, Tiquinho Soares aproveitou a falha do zagueiro, driblou com maestria e tocou por cima do goleiro, com Júnior Santos completando o hat-trick e assumindo a artilharia da Libertadores, marcando o quinto gol em 5 a 0.
E a noite de festa não terminou. Júnior Santos fez o quarto dele aos 35 minutos, aproveitando o rebote do chute de Janderson, selando a vitória por 6 a 0. Uma noite para enterrar as lembranças de 2023 e recobrar a confiança.
Duelo brasileiro na terceira fase
Agora, o Botafogo enfrentará o Red Bull Bragantino na terceira fase preliminar da Libertadores, com os jogos marcados para as duas próximas quartas-feiras, às 21h30, primeiro no Nilton Santos e depois no Nabi Abi Chedid. Antes disso, o Glorioso terá um clássico contra o Fluminense no próximo domingo, às 16h, no Maracanã, pela última rodada da Taça Guanabara do Campeonato Carioca.