No último fim de semana foi encerrada a primeira fase da Série C, sendo definidos os oito times que avançaram para a segunda etapa do torneio e também os quatro rebaixados para a Série D. Dentre eles, está o Altos. O clube estava pelo terceiro ano consecutivo na competição nacional e era o único do Estado a estar garantido em uma divisão no futebol brasileiro, tendo calendário para disputar e cotas de participação a receber.
Porém a queda do Jacaré, decretada antes do fim da primeira fase – ainda na 17ª rodada – colocou a perder a trajetória de crescimento do clube no cenário local e nacional. Queda que coloca o futebol piauiense em uma situação ainda mais difícil. Agora, o Estado volta a ser o único do Nordeste a não ter nenhum clube nas três divisões principais divisões nacionais. (Ver lista abaixo)
Isso implica em um calendário mais indefinido para a temporada 2024. Além de reduzir o número de pontos no ranking de clubes e no ranking de federações estaduais da CBF – critério usado para distribuição de vagas na Série D e Copa do Brasil.
As divisões dos clubes do Nordeste e seus respectivos estados:
· Maranhão – Sampaio Corrêa na Série B;
· Ceará – Fortaleza na Série A, Ceará na Série B e Floresta na C;
· Rio Grande do Norte – ABC na Série B;
· Paraíba – Botafogo na Série C;
· Piauí – Nenhum clube nas três divisões;
· Pernambuco – Sport na Série B e Náutico na Série C;
· Alagoas – CRB e CSA na Série B;
· Sergipe – Confiança na Série C;
· Bahia – Bahia na Série A e Vitória na Série B.
Resta aos clubes locais apenas as vagas na Série D, distribuídas pela CBF para todos os estados da federação. Em 2024, disputarão a última divisão nacional para buscar o acesso o River e o Fluminense-PI, além do Jacaré. O Galo vai tentar repetir o feito de 2015, quando subiu para a Série C, mas logo no ano seguinte foi rebaixado. Já o Altos vai tentar subir novamente, como em 2020.