Desde a manhã desta quinta-feira (8), usuários da operadora Claro em várias regiões do Brasil enfrentam problemas de conexão com a internet, tanto móvel quanto fixa. A falha começou por volta das 8h (horário de Brasília), de acordo com o site Downdetector, que monitora a performance de serviços online.
Cidades como Teresina, São Paulo, Rio de Janeiro, Fortaleza, Belo Horizonte, Curitiba, Porto Alegre e Brasília foram algumas das mais afetadas pela instabilidade. Nas redes sociais, muitos usuários relataram que, mesmo após reiniciar seus modems e redes de dados móveis, a conexão não retornava.
"Hoje pela manhã quando acordei ainda tinha sinal, mas depois desconectou totalmente e até agora não voltou", relata o fotógrafo Jailson Soares.
O social media Jorge Machado também enfrenta o mesmo problema. "Por falta de sinal não consigo acessar as rede sociais dos meus clientes", comentou.
Segundo os dados do Downdetector, 60% dos problemas relatados são de falta de sinal, 21% referem-se a falhas na internet fixa e 19% a falhas gerais nos serviços da Claro. Além disso, alguns clientes afirmam que as dificuldades de conexão persistem desde o dia 3 de agosto, afetando também a realização de ligações e o envio de SMS.
Até o momento, a Claro não se pronunciou oficialmente sobre a causa do problema ou sobre a previsão para a normalização dos serviços. A situação tem gerado transtornos para milhares de clientes que dependem da internet para suas atividades diárias.