Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Vereadores derrubam veto da Prefeitura e aprovam programa de contracepção para adolescentes

O projeto visa realizar a identificação de adolescentes de 12 a 18 anos com vida sexual ativa, bem como triagem de aspectos culturais e sociais dos mesmos.

20/08/2024 às 12h20

Vereadores da Câmara de Teresina foram favoráveis, nesta terça-feira (20), à derrubada de um veto total proposto pela Prefeitura de Teresina no qual institui o programa de busca ativa de adolescentes e incentivo à procura de medicamentos contraceptivos. A decisão foi favorável após anuência de 15 parlamentares, entre eles vereadores tanto de oposição como situação.

Conforme o texto, o projeto visa realizar a identificação de adolescentes de 12 a 18 anos com vida sexual ativa, bem como triagem de aspectos culturais e sociais dos mesmos.

Vereadores derrubam veto da Prefeitura e aprova programa de contracepção para adolescentes - (Ezequiel Araujo / O DIA) Ezequiel Araujo / O DIA
Vereadores derrubam veto da Prefeitura e aprova programa de contracepção para adolescentes

Além disso, o projeto objetiva ainda conscientização de adolescentes acerca dos riscos de uma gestação precoce, bem como cuidados básico da saúde materno-infantil e a importância do planejamento familiar. A autora do projeto de lei, vereadora Euzuila Calisto (PT), ressaltou que a derrubada do veto irá trazer benefícios aos jovens.

Na verdade, o que a gente se preocupa é com a população. A derrubada do veto é o mínimo que o benefício desse projeto pode trazer para as nossas adolescentes. Hoje o índice de gravidez na adolescência está muito alto, então a derrubada desse veto foi bem aceito pelos próprios vereadores que defenderam que fosse derrubado

Euzuila CalistoVereadora de Teresina

O vereador Renato Berger (PRD), parlamentar da situação, destacou que não votaria por derrubadas de vetos da Prefeitura de Teresina, mas que não viu problema no projeto votado.

“Eu não votaria pela derrubada do veto, apesar de ver que é um projeto que não tem muito problema não, acho até interessante. Mas quando eu cheguei vi meu amigo ali Alan Brandão em pé e também não vi o líder (Luís André). Como é um projeto que não vejo grande significação para sua derrubada, então fiquei tranquilo. Sem problema nenhum”, argumenta.

A justificativa do veto foi questionada por alguns vereadores, contudo o projeto de lei foi aprovado para implementação no âmbito teresinense.


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.