O prefeito de Teresina, Dr. Pessoa (Republicanos), assinou nesta quarta-feira (27) um novo decreto estabelecendo o uso obrigatório de máscaras nas unidades de saúde da capital. A medida visa auxiliar no controle de propagação da Covid-19 após registro de aumento em 132% de casos confirmados da doença em Teresina.
LEIA TAMBÉM
Segundo a prefeitura, o uso obrigatório da máscara nos estabelecimentos de saúde será para todos, com exceção das crianças menores e pessoas incapazes de manusear o objeto adequadamente. A recomendação leva em consideração o Painel Situacional da 51ª epidemiológica, emitido pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS-FMS).
A Fundação Municipal de Saúde (FMS) pontuou ainda sobre as visitas nas unidades de saúde de Teresina. A partir de agora, o procedimento as pessoas hospitalizadas será restrita a um visitante por dia e a no máximo duas horas, respeitando a gestão da unidade.
O novo decreto determina também pelo uso obrigatório da máscara por pessoas com sintomas da Covid-19, após teste positivo ou contato recente com indivíduo infectado pela doença.
Até o momento, Teresina registra 33 pacientes internados por Covid-19. De acordo com a prefeitura, todos estão estáveis e, até agora, nenhum óbito de residentes da capital.
Outras recomendações
A Fundação Municipal de Saúde divulgou ainda uma lista com indivíduos sob maior risco de desenvolver formas graves de Covid-19, bem como em pessoas com indicação médica de manter o uso ou que, por decisão individual, prefira manter o uso. Confira:
Idoso;
Gestantes;
Puérperas;
Imunocomprometidos;
Transplantados;
Portadores de câncer;
Acidente vascular cerebral;
Doença renal crônica;
Doenças pulmonares crônicas;
Cardiopatia grave;
Hepatopatia crônica;
Diabetes mellitus não controlado e obesidade.
O decreto com as novas orientações foi assinado nesta quarta-feira (27) e levou em consideração ainda as recomendações atualizadas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária sobre uso de máscaras em serviços de saúde.
Governo também adota novas recomendações
O Governo do Piauí tanto deliberou novas recomendações sobre os cuidados contra a Covid-19 após reunião com o Comitê de Operações Emergencias (COE) da Secretaria de Estado da Saúde, a Sesapi. Segundo o Poder Executivo, fica estabelecido as seguintes recomendações, confira:
- Reforçar as medidas de higienização das mãos, inclusive com álcool 70%;
- Qualquer pessoa, acima de 18 anos, atualizar a carteira de vacinação, tomando a 1ª dose da bivalente, caso ainda não tenha tomado;
- Idosos, acima de 60 anos, ou imunossuprimidos, que estejam com mais de 6 meses de aplicação da 1ª dose da bivalente, devem tomar a 2ª dose (reforço);
- Usar máscaras em ambientes fechados, sendo obrigatório o uso em ambientes hospitalares.