Os teresinenses ficaram cerca de 12 horas sem água em suas torneiras após o apagão que atingiu o Piauí e outros 24 estados, além do Distrito Federal, nesta terça-feira (15). Sem energia elétrica, a produção da Estação de Tratamento de Água (ETA SUL) foi interrompida.
Leia também: Após apagão, abastecimento de água é normalizado em bairros da zona Norte
Conforme a concessionária Águas de Teresina, por medida de segurança os sistemas são desligados imediatamente com a interrupção da energia para não queimar. Entretanto, como os reservatórios da ETA estavam cheios, foi possível suprir a necessidade dos teresinenses até que o fornecimento de energia fosse restabelecido.
A ETA voltou a operar às 15 horas, com retorno gradativo. Contudo, como o sistema funciona por pressão, o fornecimento de água se deu mais rápido em regiões baixas de Teresina, se estendendo para as áreas mais elevadas.
Em alguns bairros, como no Promorar, zona Sul de Teresina, a água só voltou após às 21h. A concessionária explicou ainda que, como o retorno é gradual, era possível demorar até 12h para que todas as residências tivessem seu abastecimento normalizado. Assim sendo, o último bairro pode ser sido abastecido às 3h da manhã desta quarta-feira (16).
Leia também: Apagão que atingiu Piauí é considerado o maior desde 2009; veja o que se sabe
Falta de energia afetou 82% do Piauí
Com a interrupção do fornecimento de energia ocorrida na manhã da terça-feira (15), mais de 1,2 milhões de clientes no Piauí, o que representa 82% do total do estado, tiveram o fornecimento interrompido, segundo a Equatorial Piauí. A concessionária informou que houve uma ocorrência no Sistema Interligado Nacional (SIN), afetando o suprimento de energia em diversos estados de todas as regiões do país.
Ainda nas primeiras horas, a Distribuidora iniciou as tratativas para restabelecimento do fornecimento com o Operador Nacional do Sistema (ONS), que coordena a recomposição do sistema de forma segura em todo o Brasil.
No Piauí, o retorno aconteceu de forma gradual e, às 14h45 da terça-feira (15), o fornecimento de energia foi restabelecido para 100% dos clientes impactados em todo o estado.