Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Teresina inicia Campanha de vacinação contra Poliomielite; veja onde

A vacina contra a poliomielite conta com dois formatos: a injetável (VIP) e a oral (VOP)

27/05/2024 às 10h34

27/05/2024 às 10h34

A Campanha de Vacinação contra a Poliomielite inicia nesta segunda-feira (27), em Teresina. A mobilização integra a agenda nacional de imunização de crianças menores de cinco anos de idade contra a paralisia infantil e acontecerá no Teresina Shopping e em Unidades Básicas de Saúde (UBS) da capital.

Vacinação contra a poliomielite em gotas - (Reprodução/Agência Brasil) Reprodução/Agência Brasil
Vacinação contra a poliomielite em gotas

A vacina contra a poliomielite conta com dois formatos: a injetável (VIP) e a oral (VOP). Crianças de até um ano de idade deverão atualizar a caderneta vacinal, que conta com três doses da forma injetável. Já aquelas entre 1 e 4 anos receberão uma dose de VIP ou VOP de acordo com seu estado vacinal. A aplicação das doses não necessita de agendamento. Confira os horários de funcionamento dos pontos de vacinação:

  • Unidades Básicas de Saúde (UBS): Segunda à sexta de 8h às 17h
  • Teresina Shopping: Segunda à sexta de 13h às 18h e sábado de 10h às 20h

Poliomielite

A poliomielite, também conhecida como pólio, é uma doença viral altamente contagiosa causada pelo poliovírus. Esta doença pode afetar o sistema nervoso e levar à paralisia, que pode ser permanente em alguns casos. A pólio é mais comum em crianças menores de cinco anos, mas pode afetar pessoas de qualquer idade.

A Iniciativa Global de Erradicação da Poliomielite, lançada em 1988, conseguiu reduzir significativamente o número de casos de pólio em todo o mundo. No entanto, a poliomielite ainda é endêmica em alguns poucos países, e esforços continuam sendo feitos para eliminar totalmente a doença.

Mesmo em países onde a pólio foi erradicada, a vigilância continua sendo crucial para prevenir surtos. Isso inclui a manutenção de altas taxas de vacinação e a vigilância contínua para detectar e responder rapidamente a qualquer caso de poliomielite. A poliomielite representa um exemplo claro de como a cooperação internacional e os programas de vacinação podem quase erradicar uma doença devastadora, tornando o mundo um lugar mais seguro para todos.


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.

Com edição de Nathalia Amaral