Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Santiago Belizário critica acordos com setor privado para o desenvolvimento de Teresina

As declarações foram dadas nesta quinta-feira (8) ao Programa O Dia News, da O Dia TV.

08/08/2024 às 18h20

O pré-candidato a prefeito de Teresina, Santiago Belizário (UP), afirma que a consagração de parcerias e investimentos através da iniciativa privada precariza o funcionamento dos serviços prestados por meio do Poder Público municipal. Segundo ele, as políticas públicas de assistencialismo ficam debilitadas com o firmamento de tais contratos, ao invés de um maior empenho de forças na municipalização dos serviços públicos. As declarações foram dadas nesta quinta-feira (8) ao Programa O Dia News, da O Dia TV.

Na ocasião, Belizário destacou que o processo de privatização dos setores é iniciado por meio dos partidos políticos, no qual auxiliam na inserção do capital privado no Poder público por meio do empresariado nacional e internacional.

Eleições 2024: Santiago Belizário critica acordos com setor privado para o desenvolvimento da cidade - (Sthefane Cavalcante / O Dia) Sthefane Cavalcante / O Dia
Eleições 2024: Santiago Belizário critica acordos com setor privado para o desenvolvimento da cidade

É escancarado que olhamos para o cenário político nacional e ver que os partidos que aí estão representam interesses próprios, de uma elite empresarial nacional e internacional. O povo que precisa fundamentalmente da presença do estado não consegue ter as políticas públicas que são fundamentais hoje para garantir uma qualidade de vida para o nosso povo

Santiago BelizárioPré-candidato a prefeito de Teresina

Belizário afirma ser necessário a intervenção no assunto mais assertiva pelos cidadãos da cidade, pois, segundo ele, o setor privado prejudica várias instâncias da sociedade.

“A gente só consegue de fato intervir de forma mais decisiva na conjuntura mudando a correlação de forças. Hoje essa correlação está do lado dos partidos, que concentram o poder político e econômico. A privatização da Agespisa, por exemplo? É fazer uma pressão como população que entende que isso é péssimo para os trabalhadores, para a sociedade, pois temos vivido isso em Teresina, e a mentira que com o capital privado as melhorias vão acontecer”, relata.

Entrevista foi concedida nesta quinta-feira (8) - (Sthepane Cavalcante / O DIA) Sthepane Cavalcante / O DIA
Entrevista foi concedida nesta quinta-feira (8)

Setor privado no transporte público

O pré-candidato citou a participação da iniciativa privada no transporte público municipal. Apesar de ter incentivo financeiro e parte da administração através de empresários, Belizário relata que serviços ofertados para os usuários da capital pode ser comparados como um dos piores do país.

“Com certeza que o transporte público de Teresina hoje é um dos piores que a gente tem entre as capitais do Nordeste, e se duvidar um dos piores do Brasil. Para nós é uma prioridade de ter o transporte funcionando para conseguir acesso à escola, a universidade, ao trabalho e oportunidade de lazer”, disse.

Ele propõe que o transporte público de Teresina seja municipalizado para a eficiência do segmento na capital.

“Temos dito que hoje os empresários do setor afirmam que para resolver o problema precisam de mais incentivo por parte do poder público municipal, mas acreditamos se é para ser assim a gente defende a municipalização do transporte”, concluiu.


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.