Os índices de aprovação do governador Rafael Fonteles (PT) em Teresina tem animado os líderes petistas para a eleição municipal do próximo ano. A análise que é quase unânime no partido é que essa é a chance do partido polarizar a disputa e chegar ao segundo turno da disputa.
Para o deputado estadual Ziza Carvalho, por exemplo, Rafael Fonteles possui maior capacidade de transferência de votos que os governadores que já assumiram o comando do estado. Ele justifica que as pautas modernas e os primeiros meses de gestão identificam o teresinense com o governador.
“O governador está muito bem avaliado em Teresina e vai ser um ator fundamental nas diretrizes da base para a escolha do candidato. O Rafael tem o pensamento da média da população e tem uma capacidade de transferência de voto e de identificação com Teresina maior do que todos os que já foram governantes pelo PT”, disse.
Em entrevista nesta quinta-feira (6) ao programa O Dia News, da O Dia Tv, Ziza Carvalho criticou o que classificou como antecipação da eleição na capital. Por outro lado, defendeu que o momento é de execução dos mandatos e formulação de ideias para Teresina.
“Teresina está disparada como a cidade que começou mais cedo. Tem município do interior que parece que não vai ter nem eleição no próximo ano. Em Parnaíba, não vejo essa movimentação toda. Em Teresina, acho que como o índice de aprovação da gestão não está muito favorável e todo mundo vendo um vácuo. Talvez por isso os partidos estão brigando”, analisou.