Após as fortes chuvas e ventos que atingiram Teresina na última sexta-feira (24), cerca de 3.900 unidades consumidoras continuam sem energia elétrica neste domingo (26). De acordo com a Equatorial Piauí, empresa responsável pela distribuição de energia no estado, as equipes seguem trabalhando para restabelecer o fornecimento nas áreas impactadas.
A concessionária informou que, inicialmente, cerca de 20 mil imóveis foram afetados pelos episódios climáticos. Até a manhã de hoje, o número havia sido reduzido em 92%. Em nota, a Equatorial explicou que os danos na rede elétrica foram causados por fortes ventos e descargas atmosféricas, que derrubaram árvores e outros objetos sobre as estruturas de distribuição de energia.
LEIA TAMBÉM
As zonas mais afetadas foram a leste e a sudeste. Avenidas como a Presidente Kennedy e Miguel Rosa, além do bairro Dirceu, foram alguns dos pontos mais impactados. Em uma das regiões, o Corpo de Bombeiros foi acionado para remover uma árvore que caiu sobre um carro.
A empresa precisou ampliar o número de equipes em 450% para atender à demanda e, em alguns casos, reconstruir partes da rede elétrica. As chuvas registradas no sábado (25) atrasaram temporariamente os trabalhos.
“Nossas equipes seguem durante este domingo com os trabalhos de reconstrução das estruturas danificadas por conta dos episódios climáticos que atingiram Teresina nos últimos dias. Vale ressaltar que estamos com o número de equipes duplicadas para normalizar o fornecimento de energia aos clientes ainda impactados”, informou a empresa.
A Equatorial reforçou a orientação para que a população não se aproxime de cabos partidos ou árvores caídas sobre a rede elétrica. Caso haja identificação de risco, os moradores devem acionar a empresa pelos canais de atendimento:
- Telefone: 0800 086 0800
- WhatsApp: (86) 3228-8200
- Site: equatorialenergia.com.br
- Aplicativo: Equatorial Energia
Teresina segue em alerta para chuvas intensas neste domingo (26)
A capital deve continuar registrando chuvas e ventos intensos ao decorrer do domingo. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), Teresina está em alerta para chuvas intensas até as 20h de hoje. O aviso indica previsão de chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, com ventos intensos de 40 a 60 km/h. Há baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.
O INMET recomenda que, em caso de rajadas de vento, as pessoas evitem se abrigar debaixo de árvores, devido ao risco de queda e descargas elétricas, e não estacionem veículos próximos a torres de transmissão ou placas de propaganda. Também é orientado evitar o uso de aparelhos eletrônicos ligados à tomada.
Para emergências, os moradores devem acionar a Defesa Civil pelo telefone 199 ou o Corpo de Bombeiros pelo número 193. O alerta reforça a importância de adotar medidas preventivas para garantir a segurança da população durante o período de instabilidade climática.
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.